A nossa responsabilidade enquanto seres conscientes

É diretamente proporcional a expansão da consciência

Talvez seja por isso que a maioria da humanidade se recusa a evoluir. Justamente porque no fundo, no fundo todos somos conscientes de que ao expandir a consciência e nos tornarmos cada vez mais conscientes a nossa responsabilidade enquanto seres conscientes aumenta. E na mesma proporcionalidade que essa expansão.

Não é fácil e nem é para qualquer um assumir tanta responsabilidade assim. Por isso o ser humano dá tantas voltas e hesita tanto crescer, evoluir e se mais lúcido.

A nossa responsabilidade enquanto seres conscientes.

Quantas pessoas passam por essa vida se comportando como se tudo isso fosse uma simples brincadeira? São tantas que nem conseguimos mensurar. Não é a toa que os consultórios psiquiátricos, psicanalíticos e psicológicos estão cada vez mais lotados. Mesmo levando em consideração que muitos só atendem no modo particular cobrando preços astronômicos por uma consulta e não faltam pacientes para atender.

O Autoconhecimento

Muito se fala, hoje em dia, no autoconhecimento. O Instagram está lotado de pessoas tratando do assunto com frases de efeito, aconselhando, promovendo cursos, prometendo a sua autorredenção e até um lugar no paraíso, como se estivesse lhe cobrando uma indulgência.

Isso não é novo, já ocorreu na idade média pela própria Igreja Católica, culminando com o rompimento ou cisão e a criação do protestantismo, através de Martinho Lutero que condenou as indulgências cobradas pelo Clero.

Não é uma questão de Religiosidade, mas de Espiritualidade

Fiz essa analogia só para chamar a sua atenção quanto a confusão feita pela Igreja ao longo de sua existência e agora pelos Coachs da vida com suas formulas prontas, prometendo o Reino dos Céus em troca de dinheiro. O Autoconhecimento é algo intimo, pessoal e intransferível. Não é uma questão de religiosidade, mas sim de espiritualidade. E espiritualidade não obedece a cartilhas, dogmas ou regimentos. A espiritualidade se desenvolve em cada um de acordo com suas experiências vividas e os diversos níveis conscienciais pelos quais todo ser humano é submetido ao longo da sua trajetória cíclica de vidas.

A espiritualidade e o nível consciencial

Portanto, em cada experiência vivida há naturalmente uma expansão da consciência, que pode ser pouca ou muita. Vai depender do nível consciencial que aquele determinado espírito estiver. Sendo assim podemos afirmar que a nossa responsabilidade enquanto seres conscientes que somos, é diretamente proporcional a expansão da consciência. Mas não podemos e nem devemos fugir disso, pois da mesma forma que aumenta a nossa responsabilidade também aumenta a nossa capacidade de assimilar e gerir tudo isso.

Como em Coríntios 10:13 – “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar”.

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário