As 4 emoções primárias

Como viver com e sem elas

As emoções fazem parte do ser humano, e operam a partir do cérebro primitivo (a parte límbica). Cada uma delas é motivada por necessidades específicas, utilizadas para nos inspirar a nos defender nos níveis: existencial, pessoal, social ou espiritual. As 4 emoções primárias são raiva, medo, alegria e tristeza.

sim temos…essas e muitas outras mais!

“As emoções ocorrem no teatro do corpo. Os sentimentos ocorrem no teatro da mente” – Antônio Damásio.

As 4 emoções primárias. Como viver sem e com elas.

Expressando emoções enquanto criança e adulto

As crianças vivem e expressam suas emoções de forma mais espontânea e direta, porém nós, adultos, “filtramos” segundo nossas crenças e valores, o que pode, ou não, ser aceito e valorizado, pelo nosso entorno.

Muitas vezes, como adultos, quase não reconhecemos o aparecimento dessas emoções como uma resposta direta a uma necessidade não atendida e / ou a qualquer situação, imediatamente. Isso pode gerar uma complicação, já que pode nos criar insegurança, além de deixar as pessoas que estão envolvidas confusas!

A combinação das emoções

Tenho dito que estamos vibrando em MEDO e AGRESSIVIDADE: portanto é interessante perceber como o medo está no âmago de tudo.

Medo + raiva são sentimentos relacionados à existência pessoal, ao instinto de sobrevivência.

A tristeza e a alegria estão relacionadas à existência social, a avaliação dos parâmetros de referência do ambiente que nos cerca.

Essas são as 4 emoções primárias ou básicas, das quais derivam uma infinidade de outras, que acompanham nossas experiências, desde nossa mais tenra infância, e além.

Nosso grande desafio de vida é “separar” os sentimentos das histórias que estão plasmadas a eles, trazendo gatilhos e distorções desnecessárias, gerando sofrimento e uma teia de repetições quase infinita.

Resgatar o sentimento puro, real e verídico, pode restaurar sua função normal: de autopreservação. Certamente reduz o tempo do sofrimento, assim como a compreensão da situação atual e do momento presente.

Reflitamos sobre emoções e sentimentos

Quando estamos conectados conosco, com a experiência que ocorre desde a nossa história, com a realidade e em resposta às nossas necessidades no momento, estamos presentes e, portanto, temos uma maior possibilidade de encontrar escolhas que surgem das necessidades e da própria realidade.

Quero finalizar com uma pergunta recorrente: Afinal, qual é a diferença entre emoções e sentimentos?

De modo geral, as pessoas acreditam que emoção e sentimento são a mesma coisa. No dicionário conseguimos até encontrar significados similares, mas a verdade é que as emoções dão origem aos sentimentos.

Podemos dizer que as emoções são os processos mecânicos e químicos que acontecem internamente, quando somos expostos a alguma situação positiva e/ou negativa no dia a dia. Portanto, geralmente, as emoções surgem e “não sabemos nem dizer de onde”.

Já os sentimentos são mais “complexos”, ou seja, surgem para que consigamos entender esse movimento mecânico/químico, elaborá-lo, e deixar fluir essa energia que é vida em abundância!

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17/0979

@saritacesana_

@implementeconsultoria

Compartilhar

Deixe um comentário