Vem chegando o Natal…

Momento para morrer e renascer

E já em clima de reflexões, para o final de mais um ciclo, que para mim foi e está sendo muito desafiador, vem chegando o natal!

Se havia motivos para festejar a superação dos momentos de dor e tristeza, agora sinto que comemorações não são bem-vindas, em um mundo caótico, repleto de agressividade e ameaças.

Conectando com o sagrado

Mas, como a vida é o que é, aceitar e agradecer o que temos, sempre nos reconecta com o sagrado que existe em cada um.

Agradecer, fazer uma oração, sozinho ou em grupo, ritualizando o fechamento de ciclos, para que outros possam se abrir, sempre foi e será um bom caminho a seguir.

Vem chegando o natal, momento para morrer e renascer.

Os rituais

Existem muitos rituais que as pessoas praticam no final do ano para trazer boas energias, se despedir do ano que passou e receber o novo ano com positividade. Aqui estão alguns exemplos:

Limpeza e organização: Muitas pessoas fazem uma limpeza geral na casa, se livrando de coisas antigas e desorganizadas para começar o novo ano com um espaço renovado.

Queima de fogos: Muitas culturas celebram a virada do ano com fogos de artifício para afastar energias negativas e dar boas-vindas ao novo ano.

Reflexão e planejamento: É comum refletir sobre o ano que passou, suas conquistas e desafios, além de fazer planos e metas para o ano novo.

Rituais de gratidão: Algumas pessoas escrevem cartas de gratidão, agradecendo pelo que viveram no ano que passou e pelos aprendizados.

Alimentação especial: Em várias culturas, as pessoas têm pratos tradicionais para a virada do ano, acreditando que certos alimentos trazem sorte ou prosperidade.

Práticas espirituais ou religiosas: Algumas pessoas participam de cerimônias religiosas, rezam, meditam ou praticam yoga para entrar no novo ano com paz interior.

Crenças pessoais: Algumas pessoas têm crenças específicas ou superstições, como usar roupas de cores específicas, pular ondas no mar ou realizar outros rituais simbólicos.

Ressignificando

Lembre-se, o mais importante é fazer aquilo que traz significado para você e que contribui para começar o novo ano com positividade e esperança. E vem chegando o natal…

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17/0979

@saritacesana_

@implementeconsultoria

Compartilhar

Deixe um comentário