O corpo expõe o que a alma sente

Quando as dores da alma evidenciam doenças no corpo

Chegando próximo às festividades natalinas e do fim de um ciclo e inicio de um próximo (virada de ano) é sábio para refletir. Mas muitas pessoas vivem no modo “piloto automático” e não se permitem parar, olhar para si, fazer um balanço do que passou e organizar a vida para o que virá, ajustando caminhos, rotas, para resultados diferentes do que tem atualmente. Resultado? A corrida da vida continua exatamente como está! E tem tanta gente interessada em manter você neste ciclo… Ah se você soubesse! Você corre, corre, faz tanto e sente que não sai do lugar. Mas o corpo expõe o que a alma sente. Se vc quer um ano diferente, necessita parar para fazer diferente!

“Vede as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros, mas o vosso Pai celestial as alimenta. Você não tem mais valor do que eles?” (Mateus 6:26)

O case

Eu estava como médica de um setor que realizava entrevistas de emprego. Chamou-me a atenção, após o ciclo de entrevistas, duas candidatas. Uma tinha 26 anos de idade, muito magra, com semblante sofrido e sem maquiagem, roupas com aspecto muito usado e quase a ponto de rasgar. As condições já evidenciavam que era alguém que estava muito necessitada. Afinal de contas, se você vai para uma entrevista de emprego em que se esteja precisando muito, buscará sua melhor veste e aparência. A fila para emprego cresce a cada dia, e o natural é vermos as pessoas buscando o seu melhor na primeira apresentação, já que é ela que irá abrir ou fechar as portas para você.

Após as perguntas básicas do processo seletivo, comecei a conversar, porque vi nos olhos dela um grito de socorro. Como disse antes o corpo expõe o que a alma sente. Ao fim, descobri através de sua fala: “perdi os meus melhores anos da juventude cuidando da minha avó, que adoeceu, e não tinha quem cuidasse dela; como minha mãe trabalhava, eu fiquei para cuidar dela”.

Como acolher alguém assim?

Pela situação, a moça não conseguiu estudar, não tinha nenhuma experiência de trabalho. A avó havia falecido recente e a mãe havia ficado desempregada, já beirando os 60 anos de idade. O seu pai havia falecido. A moça estava sem estudo, sem nenhuma experiência profissional, com a mãe desempregada e ambas sem nenhuma perspectiva de como iriam fazer para se manter. Ela chorou pedindo uma oportunidade, dizia que ia fazer o máximo para ser a melhor funcionária que a empresa precisava. Mas, a vaga era para uma área que precisava muito ter alguém que digitasse bem, mas a garota nunca tinha tido um computador, e sua experiência com a tecnologia era somente o celular. O que fazer diante desta situação?

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Romanos 12:12

A solidariedade não passa pelo ter, mas pelo querer fazer

A história dessa moça mexeu muito comigo. Pensei em como eu queria poder ter uma grande empresa para dar oportunidade a pessoas como esta jovem. Como eu queria poder ter um lugar para aplicar uma mentoria a ela! Ah! Eu também gostaria de oferecer minha escuta, sem julgamentos, apenas ouvi-las e permitir que o grito de sua alma pudesse ser exteriorizado e o fardo pudesse ficar um pouco mais leve para elas.

E eu queria poder oferecer meus mais de quarenta anos de experiência de vida, com inúmeros desafios na mesma proporção, intensidade (e talvez até maior) eu passei, e que, após viver o processo, eu me via ali vivendo o propósito. Como eu queria poder dizer para todos que passam por situações semelhantes (como eu já passei) que o segredo está no “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33

Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)

Reflexão

Para este Natal deixo esta reflexão. Permita-se desconectar-se do mundo. Acalme a vossa mente, alma e espírito. Olhe para trás e busque conhecer o seu passado para poder entender o seu presente. Veja tudo que não lhe cabe mais e compartilhe com quem não tem. Veja o que precisa ser mudado urgente, anote e haja para que as mudanças aconteçam! Escreva como você se vê! Como você gostaria de estar! O que você vai planejar para se tornar o que sonha ser? TRABALHE para que você possa ser aquilo que Deus lhe fez para ser!

Compartilhar

Deixe um comentário