Chegou o Natal!

E o que você fez?

Eu posso apenas dizer: nada, sobrevivi e estou satisfeita, pois é muito comum nesta época do ano ficarmos mais agitados, ansiosos e com a sensação de esgotamento, uma certa exaustão física e até mental. Isso ocorre porque na época de final de ano é comum aumentar a cobrança por resultados de planos e metas estabelecidas em tempos passados e , que por qualquer motivo, não foram realizados. Por isso a exclamação e a pergunta: chegou o Natal! E o que você fez?

A saúde mental

Vivemos tempos agitados, rápidos, virtuais, no qual precisamos ter cuidado para não sermos engolidos pela automatização de tudo, inclusive dos pensamentos. Parece que precisamos ser e ter notícias, opiniões formadas, posicionamentos e ideias prontas. Isso somado ao que foi dito no parágrafo acima pode virar uma bomba relógio na nossa saúda mental.

Então é Natal e é uma boa época para cuidar da saúde mental.

O adoecimento

Muitas são as consequências danosas para a nossa vida quando sucumbimos a tudo isso sem termos tempo de questionar. Então acabamos sendo levados a exaustão imaginando que estamos apenas deixando a vida nós levar, como diria o refrão na música cantada por Zeca pagodinho.  Acontece que isso pode não ser algo momentâneo, passageiro. De repente pode ser um sinal de alerta para alguns dos males que cresce a cada minuto entre as pessoas. Esses males podem levar o nome de Depressão, T.A.G (Transtorno de Ansiedade Generalizada), Síndrome de Bunout, entre tantas outras patologias que afetam a nossa saúde física, mental e a qualidade de vida.

Causas multifatoriais

É difícil precisar a raiz destes adoecimentos pois as causas multifatoriais que os envolvem necessitam ser consideradas para um diagnóstico correto. Além disso não é a minha intenção aqui discorrer sobre tais enfermidades e sim, trazer uma reflexão sobre a possibilidade de delas nos atingirem trazendo as consequências avassaladoras na nossa saúde.

Talvez uma das contribuições que as pesquisas e estudos das ciências do comportamento trazem sobre a interpretação destas enfermidades seja o fato da rigidez severa e alto grau de exigência. Sabemos que muitas pessoas acometidas por este tipo de diagnóstico apresentam esses sintomas. A pessoa acometida da Síndrome de Burnout, por exemplo, é alguém severo consigo mesmo; talvez identificado com o ideal de ego, busca idealizações inalcançáveis. “ A severidade consigo mesmo é uma expressão de uma raiva narcísica contra um ego decepcionado que espera sempre mais de si mesmo” ( Santos, 2009).

Reflexão

Então estimado leitor, pare e pense se é necessário toda essa alegoria entorno de uma época do ano que, por si só, deveria trazer: paz, reflexão, descanso e possibilidades! E dai? Chegou o Natal!

Paz e bem!

Compartilhar

Deixe um comentário