A medicina é solo fértil para exercê-la
A Medicina é um sacerdócio. Por quê? Porque as pessoas passam a não nos ver mais como um indivíduo, passamos a ser médicos integralmente. Quando estamos sendo apresentados a alguém, e a pessoa descobre que somos médicos, vem logo uma dúvida e/ou esclarecimento solicitado, que acaba sendo uma “consulta” para quem acabamos de conhecer. Se alguém passa mal em algum lugar e sabem que somos médicos, já nos chamam imediatamente cobrando providências. E se não prestarmos socorro em uma situação e depois descobrirem que somos médicos, caímos na omissão de socorro. Quando nos formamos, fazemos um juramento, mas não temos a real dimensão do que significa naquele momento, pois ainda não estamos exercendo a sabedoria.
Por outro lado, lidar sempre com doentes e doenças pode nos adoecer também. Passar a juventude na correria de um curso puxado, estudo em horário integral, plantões, provas, especialização… Acabamos “perdendo” os melhores anos da nossa vida (juventude) e o convívio com nossos amigos e familiares. E vamos nos transformando ao longo da trajetória, pois alguns vão exercendo a sabedoria. Porém, infelizmente muitos se perdem neste caminho. Até que ponto tudo isso vale a pena?
A pandemia – um momento especial para reflexão
A pandemia pela Covid – 19 em 2020 revirou a vida das pessoas pelo avesso. Para uns foi do ponto de vista negativo, para outros neutro, para outros positivo, alguns uma mistura de tudo e um pouco mais. Não foi diferente para mim. Neste período eu passei por processos na vida pessoal que me levaram a questionar e refletir muito sobre a área profissional. Ver a humanidade perdendo a oportunidade de se voltar para SER Humano de fato, em plena tragédia pandêmica, mexeu muito comigo. E foi deste modo que eu comecei o meu mais recente e longo processo… O RESET, o RECOMEÇO, o Ressignificar, o REDESCOBRIR… Essencialismo, Minimalismo… Inteligência Emocional e Espiritual… As outras dimensões, que, se forem equilibradas, o indivíduo adquire saúde plena!
Buscar a sabedoria para quebrar paradigmas
A Sabedoria é o conhecimento adquirido pela experiência e o sábio é quem tem muitos conhecimentos. Buscar a sabedoria me permitiu mudar conceitos e paradigmas e aprimorar o meu exercício profissional. Buscar uma vida com sabedoria me permitiu entender o que é uma vida com maestria. Você se tornar dono de sua própria vida, sabendo conduzi-la da melhor forma nos seus vários aspectos, com autorresponsabilidade e bom gerenciamento é a fonte para a saúde plena (corpo/mente/alma/espírito). E foi esta jornada que se tornou referência para o meu exercício profissional, ampliando os horizontes da Medicina e do Ser Médico em minha vida, RESSIGNIFICANDO o sacerdócio da ciência pelo Amai o próximo como a ti mesmo (Mateus, 22:39).
Vou compartilhar casos do dia a dia, de pessoas como nós, que resolveram problemas de todos os tamanhos que vocês possam imaginar, sendo sábios! Exercendo a sabedoria! Vivendo com sabedoria para uma vida com maestria! Vem comigo nesta jornada!
Gisele Leite