Este é um case onde a medicina e a espiritualidade se encontram para transformar algo que poderia se transformar numa grande tragédia em uma história com final feliz e de sucesso. Conta a história de uma jovem mulher que sempre soube que espiritualidade é fé, esperança e caridade.
O case
Ela estava MUITO feliz com a descoberta de sua gestação. Era o primogênito do casal e o primeiro neto dos avós maternos e paternos. Os pais eram filhos únicos, assim como a criança era esperada com muito amor por todos os lados. A gestação foi planejada após a formatura da mãe e o pai passar em concurso público federal muito concorrido. Era um momento mágico! Ímpar! Apesar do mundo caótico em plena pandemia pela Covid-19. Tudo ia bem até o sétimo mês da gestação, quando a genitora começou com uma vermelhidão na mama. Foi à consulta médica e, de repente, sua vida se transformou totalmente. Após exames e consultas, veio o diagnóstico do Câncer de mama altamente maligno e já com metástase.
Ela era jovem, muito bonita (tinha sido modelo na adolescência), filha única de seus pais, e estava com toda expectativa para o seu primeiro filho. O destaque maior nem eram estes, mas sim, o fato de ela sempre ter sido uma mulher de fé, uma mulher de busca a Deus e que ajudava todos ao seu redor. Era caridosa e solidária, orgulho da família, mas diante desta tragédia, como seria? O que ela faria? O que você faria no lugar dela?
Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. A sabedoria é suprema; portanto, obtenha sabedoria. Embora custe tudo o que você tem, procure entender. (Provérbios 4:6-7)
Quando lhe falta chão
Como esperado, o mundo desabou na sua frente e de repente, o pré-natal foi completamente mudado. O bebê precisava nascer para que a mãe iniciasse o tratamento o mais rápido possível, quimio/radioterapia, cirurgia. Foram tantos processos diários que aconteceram na vida da genitora, do genitor, do casal, da sua casa, da sua família, da sua Igreja, vizinhança e dos amigos. A vida de uma pessoa atingida pela situação gravíssima impactou em todos ao seu redor. Era a hora de saber se realmente aquela mulher era tudo que demonstrava ao longo de sua caminhada: uma mulher virtuosa, sábia e de fé. Que sempre soube que espiritualidade é fé, esperança e caridade.
Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. (Provérbios 24:3)
Após a fase difícil, do receber a notícia e ter que tomar as condutas com relação ao bebê, suporte da psicoterapia, esposo, familiares e amigos, o seu parto foi realizado e veio a primeira vitória: seu filho nasceu prematuro, mas saudável e bem, apesar da prematuridade e da situação da genitora e em poucos dias foi para casa, ficar sob os cuidados dos familiares. A mãe não conseguiu ter convívio imediato com seu filho, pois precisava estar no hospital para o tratamento do câncer e ainda para o suporte dos graves efeitos colaterais da medicação recebida. Era doído conviver com seu filho tão esperado por meio de fotos e vídeos que recebia dos familiares.
As provações
Os pais da jovem eram idosos e estavam em estado de alerta pela pandemia, em restrição, e sofriam com o fato de não poderem dar o suporte que desejavam para a sua filha, que praticamente morava no hospital. O genitor estava em home office do trabalho e teve que aprender a cuidar sozinho da casa, do seu filho prematuro que chegara, de si, de sua esposa na situação que se encontrava, do seu trabalho, bem como das preocupações com seus pais idosos no contexto da pandemia… Quanta provação! Principalmente porque não havia para quem pedir ajuda, já que estavam todos preocupados em se salvarem durante a pandemia e o isolamento social ter sido requerido…
Muito melhor obter sabedoria do que ouro, escolher o entendimento em vez da prata! (Provérbios 16:16)
O que você faria se estivesse na situação desta genitora? Deste genitor? O que você pensaria sobre o seu tão esperado primeiro filho? O que você faria por esta criança? E os seus pais, no caso, avós do menor? O que você faria se fosse os médicos, enfermeiros, psicólogos que acompanharam esta mulher neste momento? O que diria a ela? Não esqueça que estamos no contexto da pandemia pela Covid-19, muitas mortes acontecendo no mundo inteiro, lockdown, e isolamento social por toda parte, com risco iminente de morte a todo momento. Com tudo isso ela seguiu em frente e não desistiu. Sua determinação era inabalável!
Eu o instruo no caminho da sabedoria e o conduzo por caminhos retos. (Provérbios 4:11)
Uma fé inabalável
A fé do casal e de de sua família, transcenderam as dificuldades e permitiram os milagres acontecerem e evidenciaram vidas sendo vividas com sabedoria plena. As dificuldades vêm para todos, pois são provas para crescermos, evoluirmos e elevarmos nosso nível em todas as áreas da vida. A forma como você lida com elas é que farão o gigantesco diferencial nos resultados, pois colhemos o que plantamos. Contudo é importante também refletir sobre o que semeamos na vida das pessoas ao nosso redor: somos responsáveis pelo que cativamos. Faz parte da lei do retorno, que uma lei imutável.
Saiba também que a sabedoria é como o mel para você: se você a encontrar, haverá uma esperança futura para você e sua esperança não será destruída. (Provérbios 24:14)
A fé remove montanhas
Após três longos anos de tratamento, esta mulher pode dar testemunho de não ter sofrido nem 1/100 dos efeitos colaterais do tratamento de sua grave enfermidade. Está viva apesar de ter-lhe sido dada uma breve expectativa de vida assim que o diagnóstico foi realizado. Sua história, ela resolveu levar para as redes sociais na época, e teve uma gigantesca repercussão, auxiliando mulheres no país e em várias regiões do exterior, que passavam por situação tão intensa como a dela e não sabiam o que fazer. A sua força e fé, sabedoria do alto, transformou os setores do hospital por onde ela passava, levando luz e amor aonde ia e renovando a esperança de todos que a encontravam.
Seu casamento foi provado no fogo da dor e virou modelo de plenitude matrimonial para casais de todas as idades. Seus pais se fortaleceram diante da sua força e coragem no enfrentamento de sua maior dor, de modo tal, que hoje a sua mãe foi diagnosticada com Câncer de Mama e tem o exemplo de sua filha para o início de sua trajetória no tratamento oncológico. Estão conscientes de que espiritualidade é fé, esperança e caridade.
Bem-aventurados aqueles que encontram sabedoria, aqueles que obtêm entendimento. (Provérbios 3:13)
Quando a Medicina e a Espiritualidade se encontram os resultados são extraordinários!
Gisele Leite
Que aprendizado!
Parabéns minha amiga pela página.
Que está leitura alcance muitas vidas , para honra e glória do Senhor Jesus.