Por que Deus criou a Arvore do Conhecimento?
Esta semana assisti a um vídeo de João Claudio Rufino, eminente professor Doutor em Bíblia, Filósofo e Teólogo, (PUC/Assunção), professor de hebraico bíblico, profetas, sinóticos e introdução ao pensamento teológico na PUC-SP, com o seguinte título? Por que Deus criou a Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal? Neste vídeo ele tenta responder a pergunta, explorando o simbolismo da arvore do Conhecimento, no que tange ao livre arbítrio.
No seu vídeo o professor foge da verdadeira intenção do Creador de dar a sua creação, o homem e a mulher, o mesmo poder que Ele possui, pois não somos apenas imagem e semelhança, mas somos deuses em evolução. E como poderíamos assumir esse papel se não nos fosse dado autonomia, ou seja, o poder da escolha? Não faria sentido, não é mesmo?
O poder da escolha
Já imaginou se Deus nos omitisse isso, como seria um mundo? O homem e a mulher seriam apenas mais uma espécie de animais pastando, caçando, acasalando e procriando na Terra. Provavelmente nem existiríamos mais, pois alguma espécie mais forte e poderosa já tivesse exterminado a raça humana.
A análise do Professor João Claudio se limitou a observar que Deus nos deu o poder da escolha destacando que, em nome de um “amor radical” deu ao homem a liberdade de escolher entre o bem e o mal. Que ao escolher o mal o homem se distancia de Deus e assume total responsabilidade pelos seus atos. Atos esses que de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde serão penalizados pelo famigerado “pecado original”. Ao mesmo tempo exalta a obediência e a submissão do homem ao Creador.
Então eu pergunto: se Adão e Eva não tivessem comido o fruto da Arvore do Conhecimento, demonstrando obediência e submissão ao Todo Poderoso, onde estaríamos hoje? O que teria sido de nós? Gostaria de fazer essa pergunta ao eminente professor e ouvir a sua resposta.

Não existe o pecado original
Na minha humilde opinião não existe pecado original, porque como já mencionei no primeiro livro que publiquei, não acredito que existe um Deus no Céu olhando para cada um dos oito bilhões de habitantes deste planeta. Se assim fosse não existiriam mais de um bolhão de famintos e não haveria tanta desgraça nesse mundo. Quando ele nos presenteou com o livre arbítrio nos deu o poder e 100% da responsabilidade sobre a nossa realidade. Somos apenas um ínfimo ponto num Universo de bilhões de galáxias com billhões de planetas cada uma e não somos os únicos nesse vasto Universo.
Portanto, ao meu ver, o simbolismo da Arvore do Conhecimento nos diz que Deus realizou a sua obra aqui e rumou para continuar realizando obras em outros planetas, em outras galáxias e noutros Universos. Ele tem mais o que fazer do que ficar pajeando os humanos aqui na Terra, já que esses humanos possuem o seu o poder.
Wagner Braga