Sono na medicina do estilo de vida

Um dos pilares da medicina do estilo de vida é o sono

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Por isso vamos detalhar tudo sobre o sono na medicina do estilo de vida.

O sono nas diversas faixas etárias

O período de sono varia de acordo com a idade:

Adultos necessitam de 7 a 8 horas de sono de qualidade e em horários regulares por dia;

Adolescentes precisam dormir cerca de 8 a 10 horas diariamente;

Crianças necessitam de 9 a 13 horas de sono a cada dia;

Bebês precisam dormir de 12 a 16 horas por dia.

As fases do sono

Dormir bem não é só tempo suficiente, é qualidade e regularidade no horário de dormir. A quantidade de tempo em que se dorme pode favorecer o ciclo do sono completo do organismo, que tem 5 fases:

Na primeira fase, a pessoa está adormecendo – em uma zona entre estar acordado e estar dormindo. Neste momento o cérebro está trabalhando de maneira irregular, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta.

A partir da segunda fase, inicia-se o sono propriamente dito, leve, quando a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos diminuem.

Então, na terceira fase, as ondas cerebrais diminuem seu ritmo e a pessoa entra em sono profundo.

Já na quarta fase ocorre durante este momento desacordado e é quando o organismo libera hormônios de crescimento, tecidos se recuperam e o corpo repõe a energia gasta.

É na quinta fase que a pessoa começa a sonhar. O cérebro acelera novamente seu funcionamento e realiza uma espécie de faxina na memória, mantendo as informações importantes que foram recebidas no dia.

A importância do sono adequado

O sono adequado pode proporcionar diversos benefícios à saúde do organismo em geral. Por fortalecer o sistema imunológico, liberar a produção de alguns hormônios e consolidar a memória, dormir bem pode ajudar a: Manter um peso saudável, diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares, ficar doente com menor frequência, Reduzir o estresse, melhorar o humor e a sociabilidade e concentrar-se melhor, bem como evitar acidentes causados pelo cansaço.

Estudos apontam que dormir por apenas 5 horas ou menos durante um dia pode aumentar cerca de 15% os riscos de mortalidade de uma pessoa. Esses são os fatores e aspectos fundamentais a serem observados sobre o sono na medicina do estilo de vida.

Você dorme bem?

Compartilhar

Deixe um comentário