Os quatro pilares do estoicismo

Saiba como lidar com as adversidades da vida

Hoje vamos falar sobre os princípios de uma filosofia muito antiga, o Estoicismo. Os quatro pilares do estoicismo são: a Sabedoria Prática, a Temperança, a Justiça e a coragem. São eles que nos ensinam como lidar com as adversidades da vida e como alcançar a tranquilidade interior.

Estoicismo! Conheça os quatro pilares do estoicismo.

A Sabedoria Prática

sabedoria prática é como uma bússola para a vida cotidiana. Ela nos permite distinguir entre o certo e o errado, o essencial e o supérfluo. Quando cultivamos essa sabedoria, tomamos decisões mais acertadas e agimos de acordo com o que é correto. Entretanto, ela não é apenas fruto da razão, mas também da reflexão profunda sobre as situações que enfrentamos. E só a conquistamos com a vivencia das muitas experiências da nossa jornada evolutiva.

A Temperança

temperança é como um leme que guia nossa jornada. Ela nos capacita a equilibrar nossas vontades, a moderar nossos impulsos e a evitar excessos. Quando cultivamos essa virtude, buscamos um caminho saudável, onde a autocontenção e o autocontrole são nossos aliados, bem como a disciplina, fundamental no desenvolvimento dos dois anteriores. Infelizmente a disciplina só se adquire depois de muitas experiências vividas.

A Justiça

justiça é como um farol que ilumina nosso caminho. Ela nos capacita a discernir entre o certo e o errado, a reconhecer o mérito e a tratar todos com equidade. Contudo, quando cultivamos essa virtude, buscamos um mundo onde a empatia e a compaixão são os alicerces da convivência humana. Mas, quando se diz que a justiça é cega, quer se dizer que ela é imparcial. Entretanto, infelizmente, não é isso que temos visto por ai. A maioria das pessoas, incluindo as que deveriam dar o bom exemplo e que teoricamente já teriam a Sabedoria Prática, ainda estão longe de compreender o verdadeiro sentido da palavra Justiça.

A Coragem

coragem é como um escudo que nos protege nas batalhas da vida. Ela nos capacita a encarar o medo e a adversidade de frente, a enfrentar os obstáculos com bravura e a agir alinhados aos nossos valores e princípios. Todavia, quando cultivamos essa virtude, fortalecemos nossa resiliência e alimentamos a chama da determinação que nos impulsiona a seguir adiante. A Coragem é o divisor de águas na evolução da consciência e na escala das emoções, segundo David Hawkins. Ela vibra a 200 hertz e está acima do Orgulho e logo abaixo da Neutralidade. A partir dela começamos realmente a evoluir para frequências mais altas e nos distanciamos das baixas frequências e a jornada se torna mais rápida.

Resumindo, os quatro pilares do estoicismo são a sabedoria prática, a temperança, a justiça e a coragem. Eles nos ensinam a viver de maneira significativa e a enfrentar os desafios da vida com resiliência e equilíbrio emocional.

Peço que deixe as suas impressões sobre o assunto lá nos comentários e nos ajude a tornar mais rico este debate filosófico.

Compartilhar

Deixe um comentário