Vamos pensar em Gratidão?

E na sua importância na construção da felicidade!

Qual a importância da gratidão para a construção da felicidade: já que muitas crenças populares não são reais? Muitos acreditam que a felicidade é uma conquista por “coisas”, que alguns tem e outro não, que é preciso muito esforço para alcançá-la. Por isso lhe pergunto: Vamos pensar em Gratidão?

Felicidade não é algo inato, que alguns têm e outros não: atualmente a ciência prova que a felicidade é uma habilidade, e como tal precisa ser praticada e cultivada com dedicação.

Ademais, sentir-se grato promove alterações neuroquímicas em nosso cérebro e estimula a capacidade de enxergarmos cenários futuros mais positivos.

Vamos pensar em Gratidão? E na sua importância na construção da felicidade!

Os diversos significados da Gratidão

Expressar a gratidão é uma espécie de metaestratégia para alcançar a felicidade. Contudo, para muitas pessoas, a gratidão significa muito. É perplexidade, é agradecimento; é olhar para o lado bom de um contratempo, é entender a abundância, ser grato a alguém, agradecer a Deus e “contar as bençãos”. É saborear, dar o devido valor às coisas, é superação, orientar-se para o presente. A gratidão é um antídoto contra as emoções negativas, algo que neutraliza a inveja, a avareza, a hostilidade, o aborrecimento e a irritação. A média das pessoas, contudo, talvez associe gratidão a dizer “obrigada” por um presente ou um favor recebido. Convido-o a pensar sobre uma definição muito mais ampla.

O pesquisador e autor sobre gratidão mais proeminente do mundo, Robert Emmons, define-a como “uma sensação percebida de maravilhamento, agradecimento e valorização da vida”. […] Por definição, praticar a gratidão envolve um foco no momento presente – na valorização de sua vida tal como é hoje e o que a fez assim.

As benesses da Gratidão na ótica da ciência

Expressar gratidão é muito mais do que dizer “obrigado”. […] Descobriu-se que as pessoas gratas com regularidade são relativamente mais felizes, energizadas e esperançosas, tendo relatado sentir emoções positivas com maior frequência. Tendem também a ser mais prestativas e empáticas, mais espiritualizadas e religiosas, mais clementes e menos materialistas do que outras que estão menos predispostas ao agradecimento. Além disso, quanto mais uma pessoa se inclina para a gratidão, menor a probabilidade de ficar deprimida, ansiosa, solitária, invejosa ou neurótica. 

LYUBOMIRSKY, Sonja. A Ciência da Felicidade: como atingir a felicidade real e duradoura. Elsevier. Rio de Janeiro, 2008, p. 73-74.

Desta forma, a partir dos estudos na graduação de Ciência da Felicidade, com o Professor Gustavo Arns, posso afirmar que praticar a gratidão é algo que agrega muita qualidade de vida, além de saúde e bem-estar. Então, todos juntos, vamos pensar em Gratidão? Sempre?

Sarita Cesana

Compartilhar

Deixe um comentário