Vamos falar sobre felicidade?

A felicidade como um estado mental tangível

No artigo, Vamos falar sobre felicidade?, eu comento e analiso os conceitos do professor de Harvard Tal Ben-Shahar, israelense, PhD em Psicologia Positiva, autor de best-sellers Mais Feliz e Ser Feliz, acerca de felicidade de várias maneiras, destacando elementos chave que contribuem para uma vida mais feliz e satisfatória:
Vamos falar sobre felicidade? A felicidade como um estado mental tangível.

1. Equilíbrio e Significado:

Ben-Shahar enfatiza a importância de encontrar um equilíbrio entre diferentes áreas da vida, como trabalho, relacionamentos, saúde e lazer. Ele defende que buscar um equilíbrio saudável é essencial para a felicidade e o bem-estar. Além disso, ele ressalta a necessidade de encontrar significado e propósito nas atividades diárias, pois isso pode aumentar a satisfação geral.

2. Emoções Positivas e Negativas:

Ele destaca a valorização das emoções positivas, como gratidão, alegria e amor, e como cultivar esses sentimentos pode contribuir para uma vida mais feliz. No entanto, Ben-Shahar também reconhece a importância de aceitar e lidar com emoções negativas, como tristeza e raiva, em vez de reprimi-las, já que isso pode levar a um crescimento pessoal e emocional.

3. Aceitação e Resiliência:

Ben-Shahar aborda a importância da aceitação e da resiliência diante de desafios e adversidades. Ele argumenta que aprender a lidar com dificuldades e superar obstáculos pode levar a um crescimento pessoal significativo e, por consequência, contribuir para a sensação de felicidade.

4. Definição Pessoal de Sucesso e Felicidade:

Ele encoraja as pessoas a definirem seu próprio conceito de sucesso e felicidade, alinhado com seus valores, interesses e objetivos individuais. Ben-Shahar argumenta que seguir os padrões impostos pela sociedade nem sempre resultará em felicidade genuína.

5. Práticas Saudáveis e Mindfulness:

Ben-Shahar destaca a importância de adotar hábitos saudáveis, como exercícios físicos, sono adequado, boa alimentação e práticas de mindfulness, como parte integrante de uma vida feliz e saudável.

Conclusão:

As ideias de Ben-Shahar sobre felicidade giram em torno de encontrar um equilíbrio entre diferentes áreas da vida, valorizar emoções positivas, aceitar as negativas, superar desafios com resiliência, definir o próprio sucesso e cultivar hábitos saudáveis e práticas de mindfulness. Ele acredita que esses elementos são fundamentais para alcançar e manter um estado mais duradouro de felicidade e satisfação pessoal. Então, vamos falar sobre felicidade?

Uma boa reflexão sempre é: estou feliz?

Sarita Cesana – Psicóloga CRP 17-0979                   @saritacesana_    @implementeconsultoria

Compartilhar

Deixe um comentário