A Lógica da Imaturidade

Será que maturidade total e absoluta não existe? Vejamos!

Vamos falar sobre “a lógica da imaturidade”, um termo que li em um artigo escrito por Waldir Bíscaro, filósofo e psicólogo.

E em que consiste tal a Lógica da Imaturidade?

Segundo Waldir, maturidade total e absoluta não existe. Por isso, em nosso processo de crescimento pessoal e emocional, vamos deixando pelo caminho muita coisa por resolver, muito projeto inacabado, muita crise não superada, muitos hiatos e lacunas.

A Lógica da Imaturidade

Viva o nosso “conforto psíquico”

Acontece que, segundo eu, vamos nos perdendo nos conflitos causados por estas lacunas deixadas em nossa vida. Para amenizar as frustrações vamos justificando e adaptando a realidade de acordo com o nosso “conforto psíquico”. Lembram da história da raposa e das uvas? Pois é! É mais fácil adaptarmos a realidade de maneira confortante que assumir a nossa incapacidade em enfrenta-la. ( era melhor a raposa acreditar que as uvas estavam verdes que aceitar a incapacidade em alcança-la).

Acontece que, esse fenômeno também acontece com as pessoas idosas com as quais nos relacionamos e, por vezes, nos responsabilizamos. E é justamente nesta situação onde nos deparamos com a necessidade de limites.

É natural o desconforto na mudança de papéis na autoridade das decisões, e digo isso com conhecimento de causa! Mas é necessário um posicionamento, como por exemplo, determinar a retirada dos tapetes da sala para evitar uma queda. Também a contratação de uma pessoa para acompanhar nas atividades diárias, e várias outras “imposições” para a segurança e bem estar da pessoa idosa em questão.

Sei que não é fácil mas é necessário.

A vida é cíclica

Então, se você chegou até este ponto, saiba que a vida é cíclica e talvez agora seja a sua vez de impor limite para o bem estar dos seus pais, tios, ou qualquer pessoa que esteja sob a sua responsabilidade.

Só mais uma sugestão: não faça isso com impaciência ou irritação, lembre-se que a fragilidade e vulnerabilidade que estiveram com você, um dia, agora estão com eles. 👵🏼🧓🏼

Pense nisso! 😉

maturidade #maturidadeemocional #longevidadeconsciente #comportamento #psicologiaclinica

Silvana Vieira

Compartilhar

Deixe um comentário