A dualidade “o bem e o mal”

As suas atitudes afetam alguém de alguma forma

É interessante e até mesmo engraçado como certos temas te perseguem por um tempo, as vezes, ao longo de toda uma semana e se você não estiver atento(a) ou “ligado(a)”, não percebe que aquilo, talvez, esteja acontecendo para sua reflexão e crescimento espiritual. É a isso que chamo de expansão da consciência. Pois bem, na última semana venho sendo, digamos assim, “perseguido” e levado a refletir sobre a dualidade “o bem e o mal”.

Primeiro, ao frequentar o centro espírita CEAC- Centro Espírita Amigos de Cristo, localizado numa comunidade perto de minha casa no Morro de Mãe Luíza. Depois num desses vídeos aleatórios do Instagram e em seguida através de um estudo feito pelo psicólogo Vitor Antenore Rossi, pois eu e minha esposa somos seguidores dele no YouTube.

Então isso me chamou a atenção e passei a refletir sobreo o assunto, já que o Vitor Antenore fez uma longa e minuciosa reflexão sobre a dualidade “o bem e o mal”. Bem, é um assunto recorrente na vida de qualquer pessoa, pois vivemos isso no nosso dia a dia em tudo que fazemos ou praticamos. Qualquer decisão que tenhamos de tomar recai nessa dualidade, já que as nossas decisões, geralmente vão afetar alguém, que pode ser próximo a você ou não. E esse afetar, normalmente vai beneficiar ou prejudicar alguém. Em raras exceções poderá ser neutro.

Yin e Yang, a dualidade o bem e o mal.

Decisões precisam ser pensadas

Mas infelizmente a maioria das pessoas e você pode estar incluído(a) nessa maioria, toma decisões ou resolve seus problemas sem fazer essa análise antes. Na maioria das vezes porque não consegue enxergar o alcance daquela atitude ou decisão, que muitas vezes são coisas simples. Lembro que uma vez, na minha juventude, eu e um grupo de mais três amigos voltávamos de uma festa de madrugada, numa praia de veraneio. Caminhávamos numa calçada a beira mar. Tínhamos bebido bastante, estávamos num estado alterado de consciência por causa da bebida. Quando um dos meus amigos decidiu fazer xixi no pé de um coqueiro. Não imaginava que aquela altura da madrugada pudesse ter alguém acordado em uma daquelas casas.

Então repentinamente um homem sai de dentro da casa em frente ao coqueiro, resmungando coisas bem alto e sem hesitar aplica um golpe no rosto do meu amigo. Aquela calçada ficava a quase 10 metros de altura do nível do mar e havia um morro, uma espécie de ribanceira onde o meu amigo rolou até o sopé da ribanceira. Por sorte o solo ali era macio, pois a ribanceira era uma duna e ele não se machucou muito. Mas foi uma situação muito constrangedora que quase terminou numa tragédia.

O improvável sempre acontece

No caso em questão a decisão do meu amigo de fazer xixi naquele momento, apesar do seu estado de embriaguez, a princípio não afetava ninguém. Quem podia imaginar que havia não apenas uma, mas toda uma família, com mulheres, idosos e crianças reunidos na varanda daquela casa em alta madrugada? Mas o fato é que, apenas e justamente naquela casa haviam pessoas acordadas reunidas. O homem se sentiu ultrajado com a falta de respeito do meu amigo e sem refletir partiu pra cima dele com violência. Provavelmente o homem também estava bebendo, mas isso não vem ao caso. O que realmente importa é que, seja lá qual for a sua atitude, por mais simples ou menos inofensivo que pareça, deve ser pensada antes da ação.

Vivemos num mundo de muitas conexões, estamos todos interligados e tudo que você faz afeta direta ou indiretamente a outras pessoas. Eis a dualidade “o bem e o mal”.

Imagine-se no lugar do outro e veja o que acontece

Portanto, a melhor forma de se saber se a sua atitude Vai afetar positiva ou negativamente a outrem é se colocando no lugar dele. Então se você está caminhando na rua, resolve mascar um chiclete e ao desembalá-lo amassa o papel da embalagem, faz uma bolinha e pensa em descartá-la. Faça o seguinte exercício mental: O que aconteceria se todas as pessoas dessa rua e do mundo, nesse exato momento, resolvesse descartar uma bolinha de qualquer forma o que aconteceria? É claro que em uma questão de segundos se produziria uma quantidade de lixo incalculável e isso seria um problema sério para todos. Ai, com certeza, nesse momento você desistiria dessa atitude. Então, da próxima vez, pense assim, pense na coletividade e veja o que acontece!

Compartilhar

Deixe um comentário