Parábola do leão e da gazela

Você é leão ou gazela?

Você conhece a parábola do leão e da gazela? Ela é assim: “Toda manhã, na África, uma gazela acorda. Ela sabe que deve correr mais rápido que o leão ou será morta. Toda manhã, na África, um leão acorda. Ele sabe que deve correr mais rápido que a gazela ou irá morrer de fome. Moral da história: não importa se você é um leão ou uma gazela; quando o sol nascer, é melhor começar a correr.”

Parábola do leão e da gazela. Você é leão ou gazela?

Como diz a moral da história, não importa se você é leão ou gazela; quando o sol nascer, é melhor você começar a correr. É a lei da selva e da natureza. Ela vale para todo e qualquer animal como também para nós seres humanos, já que lá em Gênesis 3:19 temos o seguinte: com o suor do teu rosto comerás o teu pão…

É o suor do teu rosto que te garante o pão

Se retroagirmos para a era do homem caçador e coletor, era necessário literalmente correr atrás das feras para caçá-las, matá-las, matar a fome e garantir a sua sobrevivência. Isso lhe custava muito suor, não só do rosto, mas de todo o corpo também. Com o passar do tempo e a evolução da humanidade a corrida atrás da caça foi substituída pelo trabalho, que em muitos casos também exige dispender o suor do rosto. Mas em todo caso é o trabalho suado ou não que garante o sustento e a sobrevivência da maioria das pessoas até os dias atuais. As exceções ficam por conta de uma pequena minoria que não chega a 5% da população mundial. Gente que já nasceu em berço de ouro e não precisa trabalhar.

Sobreviver ou viver?

O que é fato é que, nos dias atuais com mais de 8 bilhões de pessoas transitando sobre a face da terra, a cada dia se faz necessário correr cada vez mais. Levando-se em consideração que o mercado de trabalho se torna a cada dia mais e mais competitivo, e como se não bastasse, com a 4ª revolução industrial e a Inteligência Artificial tomando todos os espaços desse mercado sobreviver termina se sobressaindo ao simples viver. Que crueldade e que ironia não?

O desenvolvimento tecnológico até certo ponto trouxe menos trabalho físico e mais trabalho intelectual, mais conforto e qualidade de vida. Nas décadas de 60, 70, 80 e 90 as casas, apartamentos e os automóveis eram espaçosos, luxuosos e acessíveis. Mas a modernidade acabou proporcionando à maioria das pessoas jornadas de trabalho desumana, casas, apartamentos e carros minúsculos e caros. O custo de vida nunca foi tão caro em qualquer lugar do mundo como atualmente para uma vida corrida, estressante e repleta de problemas, principalmente os psíquicos. A humanidade nunca esteve tão doente, seja física, mental, emocional e espiritualmente como agora. Os médicos, os esteticistas, os psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e a indústria farmacêutica nunca ganharam tanto dinheiro.

Não importa se você é leão ou gazela

Portanto a parábola do leão e da gazela nunca esteve tão atual como agora, pois apesar de o mundo continuar girando da mesma forma e com a mesma velocidade as pessoas passaram a correr muito mais do que os nossos antepassados e não importa se você é leão ou gazela, pois se um dia é da caça o outro é do caçador. E ai, você já descobriu se é leão ou gazela?

Compartilhar

Deixe um comentário