Buscando a sua melhor versão

Um objetivo individual e próprio

Estou na reta final para completar 70 anos: uma idade “de peso” !!! Desde que fiz 69, ano passado, sinto que mergulhei nesta nova fase…e, desde então, SETENTEI. Contudo, a esta altura, tenho contado o tempo invertido: quantos anos ainda (provavelmente) tenho de produção, interação e contribuição, nesta existência. Independentemente disso continuo em busca da minha melhor versão. Aliás todos nós e você também está, mesmo inconscientemente, buscando a sua melhor versão.

E, então, o tema da minha melhor versão, veio à tona, com mais intensidade. Portanto, quero deixar bem claro que A melhor versão é um objetivo individual e próprio, tendo especificidades, que não dizem respeito a ninguém, além de você próprio.

Mas não estou aqui para falar de mim, e sim para levar nossos leitores a refletir sobre esta perspectiva, em um mundo que exige muito, e quase não deixa tempo para o autocuidado e/ou autopercepção.

Buscando sua melhor versão.

O caminho para encontrar a melhor versão

Portanto, aqui estão algumas dicas para você buscar encontrar (e praticar) ser sua melhor versão:

Inicie pelo autoconhecimento: Então, faça uma reflexão pessoal sobre quem você é, seus valores, objetivos e paixões. Esteja aberto (a) a buscar verdadeiramente o seu EU, e o que aprecia ou não. Aceite, repetindo: “está tudo bem”, quando chegar a alguma conclusão que te surpreenda.

Busque feedback de pessoas de confiança para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Esta é uma excelente maneira de perceber a diferença que você faz no mundo, pela ótica do outro.

Cuide da Saúde Física

Procure uma alimentação balanceada, com alimentos nutritivos que forneçam energia e mantenham o corpo saudável. Também inclua atividades físicas na sua rotina, como caminhadas, corridas, yoga ou musculação. E ainda, durma o suficiente para permitir que seu corpo e mente se recuperem e funcionem bem.

Desenvolvimento Mental e Emocional

Sugiro que leia livros, assista a documentários e participe de cursos para expandir seu conhecimento. Busque fazer alguma prática de Mindfulness e Meditação, para reduzir o estresse e aumentar a clareza mental. Aprenda a identificar e gerenciar suas emoções de forma saudável.

Crie um planejamento e estabeleça o alcance metas: defina metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado (SMART). Mantenha-se motivado e persistente, mesmo diante de obstáculos.

Procure desenvolver relacionamentos Saudáveis

Invista em uma comunicação eficaz, clara e assertivamente. Então, pratique a empatia e trate os outros com respeito. Cultive relações positivas com amigos, família e colegas que ofereçam suporte e encorajamento.

Tenha como objetivo diário, o equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional: priorize suas tarefas e encontre um equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso. Contudo, estabeleça limites claros para evitar o esgotamento e garantir tempo para si mesmo.

Crie e mantenha uma rotina diária que inclua esses hábitos saudáveis e produtivos.

Contribua para a Comunidade

Envolva-se em atividades voluntárias para ajudar os outros e contribuir para a sociedade. Pratique pequenos atos de bondade no dia a dia.

E, finalmente, aprecie suas Qualidades, reconheça e celebre suas conquistas e qualidades. Com isso, perdoe a Si Mesmo, aceite suas falhas e perdoe-se por erros passados.

Adapte-se e Seja Resiliente: esteja aberto a mudanças e adapte-se a novas situações.

Essas dicas, quando praticadas consistentemente, podem ajudar você, que está buscando a sua melhor versão, a crescer e se desenvolver na direção dela.

Estejam certos que eu mesma busco essas práticas, cada vez com mais afinco e determinação.

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17-0979

@saritacesana_                     @implementeconsultoria

Compartilhar

Deixe um comentário