Qual a maior virtude do homem?

Escolha entre Resiliência e Paciência

A resiliência é, talvez, a maior virtude do homem. Na verdade é muito difícil afirmar, mas podemos perguntar: qual a maior virtude do homem? A paciência, que já foi tema de um artigo meu, aqui no Blog do Saber, também é uma virtude que não fica atrás da resiliência. E ambas se parecem, ou quem sabe, se completam. Porque quem é paciente também é resiliente e vice-versa. Note que alguém muito resiliente só ficou assim porque passou por muitas provações e experiências que lhe proporcionaram o desenvolvimento da paciência. Senão vejamos:

O bambu além de resiliente é paciente

Fazendo uma analogia com uma arvore muito conhecida por sua resiliência, o bambu, e supondo que esse vegetal pudesse pensar. Suponha que você resolve laçar o cume de um pé de bambu e o puxa até ele encostar no chão. Então você o amarra em uma estaca espetada no solo por uma hora e depois o solta. Supondo que o pé de bambu pensa e sente ele teria sido resiliente, já que envergou até encostar no chão e não quebrou, mas também foi muito paciente porque ficou naquela posição silenciosamente até você o soltar.

Da mesma forma, se imaginarmos um preso que está pagando uma pena por um crime cometido, que por um ato de desobediência é levado a passar uma temporada na solitária e depois sai. Este apenado tanto foi resiliente, por ter passado uma temporada na solitária sem reclamar, se adaptando paulatinamente a rotina entediante de não fazer nada e tendo de conviver com aquilo naturalmente. Como foi, ou aprendeu a ser, super paciente aceitando todas as condições impostas até o final, pode-se dizer que este apenado contém na sua natureza a resiliência e a paciência, duas virtudes concorrentes e correlatas.

Qual a maior virtude do homem?

A resiliência e a paciência são crias da sabedoria

Portanto o que podemos concluir com essa reflexão é que essas duas virtudes se desenvolvem com o tempo e sendo assim temos ciência que a resiliência e a paciência são crias da sabedoria, pois sem ela não vamos a lugar nenhum. Já que o que viemos fazer aqui foi evoluir para alcançar a sabedoria ou a nossa melhor versão.

Compartilhar

Deixe um comentário