Você é o que você come

Isso não é 100% literal, mas chega perto

Você já deve ter ouvido a expressão “Você é o que você come”, pois é uma expressão popular. Muitas pessoas que trabalham com medicina, saúde e nutrição um dia já usou essa expressão e também é tema e título de vários livros publicados. Você é o que você come pode não ser 100% literal, mas chega perto e você não faz ideia do quão perto de ser absoluto.

Você é o que você come. Osso não é 100% literal, mas chega perto.

Equilíbrio corpo-mente-espírito

É claro que o que você é, por exemplo aos 60 anos de idade não é 100% responsabilidade da sua alimentação, porque o ser humano é feito de corpo, mente e espírito. Mas se, aos 60 anos você é uma pessoa incrivelmente saudável a ponto de ainda não tomar nenhum tipo de remédio, cronicamente falando, para se manter assim e também está muito bem fisicamente, você não deve ter conseguido essa façanha comendo baganas e todo tipo de comida industrializada. Ninguém consegue isso sem uma disciplina nos hábitos alimentar, físico e mental.

Certamente você comeu saudável na maior parte do tempo dos seus 60 anos. Quando falo na maior parte do tempo me refiro a pelo menos 75% do seu tempo de vida, tendo começado ainda na sua juventude. A saúde é cumulativa, bem como a falta de saúde também. Você tem a saúde que conseguiu acumular.

Tudo começa com o controle mental

Então vamos para o literal. Quando alguém tem a consciência de que comer comida saudável na maior parte do tempo vai lhe beneficiar sensivelmente na sua velhice, essa pessoa com toda certeza é alguém muito disciplinado. Da mesma forma que consegue se conter ao ver uma bela de uma sobremesa após uma refeição, ela também sabe e consegue se manter se exercitando ao longo dessa caminhada. Para conseguir esse controle e disciplina físico alimentar, significa, antes de mais nada, que essa pessoa também tem o controle da sua mente.

É quase literal

Portanto, quando se afirma que você é o que você come, acredite, é quase literal, pois chegar aos 60 anos em plena forma física, mental e sem nenhum tipo de doença crônica seguramente essa pessoa teve um hábito alimentar bastante saudável ao longo de sua vida. Não existe mágica nem tapeação. Procedimentos cirúrgicos estéticos não vão esconder a verdade sobre sua saúde. Ela vem a tona mais cedo ou mais tarde e se for mais tarde, esse tarde pode ser muito tarde, entende?

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário