Em tempos de Instagram…

A vida é fácil, glamurosa e perfeita.

Se antes do Instagram viver já era muito difícil, em tempos de Instagram, para muita gente se tornou uma missão hercúlea e quase impossível. É que a vida de seguidor(a) das inúmeras ilustres personalidades de vida fácil, glamurosa e perfeita não é tarefa para simples mortais. É tarefa para super heróis, já que uma vida só de festa, glamour, alegria, viagens e muito sorriso no rosto, definitivamente não é para nós humanos.

Em tempos de Instagram a vida é fácil, glamurosa e perfeita.

Um estilo de vida

Mas esse é o estilo de vida dessas tais personalidades, ícones do famigerado Instagram que ocupa boa parte do dia da maioria desses simples mortais ao redor do mundo. Se antes do Instagram o suicídio já figurava como uma das causas mortis de maior incidência entre os jovens. Em tempos de Instagram está entre as 4 principais. E só perde para acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal, principalmente entre os jovens entre 15 e 28 anos. Segundo a OMS, anualmente, mais de 700 mil pessoas cometem este ato extremo.

Inercia das autoridades quanto a orientação educacional

Apesar disso não se vê nenhum tipo de orientação educacional por parte dos governos ou do Ministério da Saúde. Com relação a utilização de celulares e em particular sobre o uso desse aplicativo pelos jovens. Não é preciso ir muito longe, nem fazer estudos científicos, com dados estatísticos para perceber que o conteúdo explorado pelo Instagram só incita as pessoas a se imaginarem num mundo maravilhoso. Nesse mundo não existe dor, sofrimento, miséria, pobreza, problemas e muito menos dificuldade financeira. Tudo é perfeito, lindo e maravilhoso. E, é muito óbvio e claro que esse mundo não existe. Mas as pessoas, inicialmente se envolvem de maneira tal que se iludem e passam a acreditar que aquilo tudo é real e também pode acontecer consigo mesmas.

Desilusão e a dor insuportável

Durante um certo tempo elas se divertem com isso, mas aos poucos começam a perceber que aquilo não é real e então começa a fase da frustração e da inveja. Então vem a sensação de impotência, fracasso e por fim a desilusão. Nesse momento ela acredita que esse é um caminho sem volta, que a dor é insuportável e prefere desistir de absolutamente tudo.

Se os governos, as autoridades e o próprio Instagram não tomarem providências contundentes o mais rápido possível, em breve poderá faltar “seguidores” ou seria “gado”? para garantir a sobrevivência desse negócio tão lucrativo!

Compartilhar

Deixe um comentário