Filosofia eu quero uma pra viver!

Filosofia e estilo de vida são a mesma coisa?

Muito se fala de Filosofia e se tornou uma palavra muito comum na boca das pessoas quando querem, de certa forma “filosofar”. Como bradava Cazuza na sua música: filosofia, eu quero uma pra viver! As pessoa falam em filosofia do estilo de vida porque acham que o seu estilo ou o estilo de vida de cada um, pode ter algo de filosófico. Então é comum ouvirmos as pessoas dizerem: a minha filosofia de vida é assim, a filosofia de vida de fulano é assado e por ai vai.

Mas o que realmente é a filosofia e como podemos saber o que pode ser chamado de filosofia? E podemos exclamar: Filosofia eu quero uma pra viver?

Filosofia e sua etimologia

Bem, a palavra que designa o pensamento crítico e reflexivo tem origem no latim philosophĭa, que por sua vez vem do grego philosophía, que significa uma nova forma de pensar. O termo grego é formado por philo-, que denota a capacidade de amar, e sophia, que se refere ao conhecimento adquirido. Então, resumindo, o termo expressa uma atividade que mostra o amor pelo saber.

De acordo com os relatos de Platão e Aristóteles, o primeiro homem que chamou a si mesmo de filósofo foi Pitágoras de Samos no século VI a. C. Quando lhe perguntaram se se considerava um sábio, ele negou, afirmando que na verdade era um apaixonado pela sabedoria. Com essa declaração sobre si mesmo, Pitágoras manifestou uma ideia fundamental. O verdadeiro conhecimento deve ser compreendido como uma relação de amor entre o sujeito e aquilo que deseja conhecer.

: o verdadeiro conhecimento deve ser compreendido como uma relação de amor entre o sujeito e aquilo que deseja conhecer. Filosofia eu quero uma pra viver!

O amor ao conhecimento

Portanto, antes de mais nada, filosofar é o ato mais genuíno e puro da sede do saber, através do conhecimento e do autoconhecimento e isso se traduz em amor pela sabedoria. Desta forma não pode dizer que a vida de fulano ou sicrano é embasada em uma filosofia sem antes sabermos se fulano tem sede do saber e de conhecimento. Sabemos que existem inúmeras pessoas que não têm o menor interesse pelo conhecimento e muito menos pelo autoconhecimento. São indivíduos que passam por essa existência e não evoluem, apenas estagnam.

Você conhece alguém assim?

Compartilhar

Deixe um comentário