O crescimento espiritual de cada um

Cada um tem seu tempo

O trocadilho do título com o subtítulo deste artigo, ou seja, o crescimento espiritual de cada um e cada um tem seu tempo foi feito propositadamente para chamar a atenção do leitor quanto ao tempo que cada indivíduo tem na sua jornada evolutiva para alcançar a vida plena.

Aprendizado e sabedoria

Qualquer ser humano que tenha um mínimo de maturidade espiritual sabe que a nossa passagem neste planeta e particularmente neste plano dimensional não é definitiva, nem a primeira ou a última experiência que teremos. Também é bem consciente que essa jornada é de aprendizado e de busca pela sabedoria. Que a sabedoria não se conquista com algumas poucas experiências.

Experiências de vida e reencarnação

O espiritismo acredita que cada um de nós passa por centenas de encarnações. Algumas linhas de pensamento acreditam até em milhares de experiências encarnacionais. Pessoalmente, diante de tudo que já li vivenciei e ouvi, acredito que possamos reencarnar pelo menos 700 vezes. Porém na maioria dos casos que nos rodeiam, incluindo o nosso de vamos ter reencarnado uma 70 a 80 vezes.

Conheço pessoas bastante evoluídas que afirmam ter reencarnado centenas de vezes e que é capaz de precisar quantas faltam para terminar o seu ciclo aqui na 3ª dimensão. Carlos Torres, escritor e mensageiro é uma dessas pessoas, que afirma ter reencarnado quase 700 vezes.

Nível

Eu, particularmente acredito nessa linha de pensamento, pois, a meu ver, faz bastante sentido quando analisamos fatos da nossa própria vida e de outras vidas que se repetem por muitas vezes até mudarmos o nosso nível consciencial. Enquanto não acontece continuamos repetindo o mesmo erro por anos a fio. De acordo com o célebre físico Albert Einstein: “Não conseguimos resolver um problema com base no mesmo raciocínio utilizado para criá-lo”.

Baseado nesse raciocínio e na crença de que uma única experiência de vida é muito pouco para corrigirmos todos os nossos vícios, defeitos, erros e equívocos muitas vezes irreparáveis, para nos tornarmos santos ou seres perfeitos, com direito a salvação ou a vida eterna, por uma questão de lógica, penso que o crescimento espiritual faz parte dessa longa e exaustiva jornada. Essa jornada poderá ser mais longa ou mais curta em função do aprendizado e da mudança de nível consciencial. Por isso cada um tem seu tempo e nunca é igual ao do outro.

Compartilhar

Deixe um comentário