Mente sã em corpo são

Verdade, mentira ou mera constatação?

“Mens sana in corpore sano” ou “mente sã em corpo são”, quem já não ouviu essa expressão em nossa sociedade nos dias atuais?

Essa expressão foi cunhada pelo poeta Juvenal, autor de sátiras, que viveu em Roma entre os anos 40 e 60 depois de Cristo e se chamava Décimo Júnio Juvenal (em latim Decimus Iunius Iuvenalis), escreveu pelo menos 16 poemas em hexâmetro dactílico cobrindo de forma enciclopédica os fatos do mundo romano.

Não sabemos a data de nascimento ou morte de Juvenal. Mesmo o período em que ele floresceu é discutível. É possível que ele sobreviveu a Adriano . O que está claro é que ele suportou o reinado de Domiciano e ainda estava vivo sob Adriano. De acordo com o poeta Lucílio ele foi o criador do gênero satírico romano.

A Revelação sobre mente sã em corpo são

Portanto, a origem do “mens sana in corpore sano” está na literatura e é muito antiga. O poeta Juvenal a escreveu, de forma despretensiosa, no poema “Satira X”, que está no livro “Sátiras”. Na verdade, não tinha nada a ver com conhecimento científico ou extraordinária sabedoria. Essa citação foi escrita como um pedido de oração, como se pode observar nos versos a seguir:

“Deve-se pedir que se tenha mente sã num corpo são,

Embora, ao revés, tu peças algo mais e prometas nos templos

As entranhas e as lingüiças divinas dos porcos brancos.”

Então, acidental ou despretensiosamente, o poeta Juvenal, na sua tenra ignorância, há 2000 anos, acertou na mosca quando fez essa afirmação, pois a ciência contemporânea já comprovou que a mente comanda o corpo. Haja vista o exemplo do holandês Wim Hof, o homem de gelo, que já ganhou 20 prêmios do Guinnes World Records por suportar temperaturas extremas. Ele já escalou o Everest e o Kilimanjaro vestindo somente shorts e sapatos. Já foi capaz de se manter durante horas mergulhado em água gelada e já correu uma maratona no deserto sem água. É a prova viva do poder infinito da mente e do subconsciente.

Resumo

Resumindo, filosofia nem sempre é algo que deriva da experiência, da sabedoria e do aprendizado. As vezes, ela pode ocorrer acidentalmente ou de um chute e com o tempo se transformar em algo grande, que pode parecer ter tido um fundamento científico, divino ou de extraordinária sabedoria. Então nunca acredite no que lê o no que lhe dizem pela primeira vez. Estude, se aprofunde, pesquise, questione e só então tire suas conclusões.

Compartilhar

Deixe um comentário