Construindo uma Nutrição Saudável

 Continuando nossa conversa sobre pilares da Medicina do Estilo de Vida (MEV). Vamos falar sobre o pilar da nutrição na visão da MEV. 

Alimentação saudável é um fundamento importante da saúde, sendo o tratamento (ou a causa) de uma grande variedade de doenças, além do indivíduo estar construindo uma nutrição saudável.

Dê preferência a alimentos que se “caça ou colhe” e vem para mesa do jeito que são encontrados na natureza, com zero ou quase nenhuma modificação.

Prefira a comida inteira( mandioca em vez de farinha de mandioca, milho em vez de cuscuz etc). 

É importante consumir uma ampla variedade de vegetais, incluindo cereais integrais, hortaliças, leguminosas (como feijões, lentilhas e grão de bico), frutas, castanhas, sementes e especiarias. Prefira carnes magras e evite adicionar gordura aos alimentos, como nas frituras e empanados. 

Ingestão de líquidos

Beba água e evite bebidas com calorias. Mesmo os sucos, que sempre foram considerado muito saudáveis, não saciam como a fruta, predispondo à maior ingestão calórica e menor consumo de água (coma a fruta, não o suco!), já que ,atualmente, com a pandemia de obesidade assolando o mundo, beber líquidos que contenham calorias, para a maioria das pessoas ( adultos e crianças), não é o mais sábio a fazer. 

Prefira água, café e chá sem açúcar. Os adoçantes naturais (xilitol, eritritol, stevia) podem ser utilizados, mas a preferência é sempre o sabor natural. 

Mais de 80% das doenças coronárias, 70% dos derrames e 90% da diabetes tipo 2 podem ser evitados por escolhas alimentares saudáveis, juntamente com atividade física regular, bem como não fumar e desta forma você estará construindo uma nutrição saudável.

Resumo

Em resumo, deve-se comer comida com menor densidade energética (menos calórica) e maior densidade nutricional (mais nutritiva), ou seja, coma menos, mais plantas e menos industrializados, evite calorias líquidas, coma mais colorido, variado e natural. 

Compartilhar

Deixe um comentário