Diferenciando seus produtos e serviços
Quase todo mundo fala que, para vencer no mundo de hoje, temos que ter um diferencial competitivo que nos torne “diferente”. Empresas devem ser “diferentes”, diferenciando seus produtos e serviços. Com isso pessoas devem ser “diferentes”, quase especiais e únicas. Ser “diferente”, inovar, estar à frente, criar, acabam sendo palavras de ordem, da moda. Por isso o Autoconhecimento e o Ser Diferente são sinônimos e fazem, realmente, a diferença quando se trata de se diferenciar ou se destacar no mundo dos negócios.
A grande pergunta que faço é: Afinal, diferenciar o quê? Como diferenciar a nossa pessoa e/ou a nossa empresa?
No mundo em que vivemos, e com tudo o que temos visto e ouvido, acredito que o Autoconhecimento e o “SER DIFERENTE” bastam para que enquanto empresas, e pessoas, “diferentes” consigamos nos destacar.
Portanto seguem cinco dicas para ser “diferente”:
1. Cumpra o que prometeu.
Se você prometeu alguma coisa, por mais simples que seja, cumpra o prometido. Seja pontual: se combinou um horário, cumpra e se prometeu entregar na terça-feira, não entregue na quarta.
Parece simples, mas hoje é “diferente” quem cumpre a palavra, por mais simples que tenha sido a promessa.
Pessoas que cumprem o que prometem são, hoje, “diferentes”;
2. Não Minta.
Seja sempre verdadeiro, consigo e com o outro. Pessoas que falam a verdade, não mentem, são muito “diferentes” da grande maioria que conhecemos. Você sabe disso;
3. Assuma seus erros.
Eis uma grande diferença. Portanto, não coloque a culpa de seus erros em outras pessoas.
Então assuma e você será muito “diferente” das muitas pessoas e empresas que dão
desculpas e não assumem;
4. Seja gentil, educado (a).
Num mundo de pessoas agressivas, e mal-educadas, ser gentil é uma enorme diferença.
Entretanto, uns poucos “bom dia” ou “boa tarde”, “com licença”, “por favor”, “obrigado” e “me desculpe” podem fazer uma enorme diferença;
5. Seja honesto (a).
Sempre faça o que é certo, não o que convém. Talvez esta seja a maior “diferença” num mundo onde temos a impressão que a desonestidade é a regra e não a exceção. Meu pai já dizia: “confio até prova em contrário!”
Hoje estamos mais para: “Desconfio, até prova em contrário!”
Será que para sermos “diferentes” não basta sermos mais simples, honestos, educados, respeitáveis, e cumprir o que prometemos?
E será que o mundo de hoje não está complicando demais as coisas, e para sermos diferentes basta que respeitemos as pessoas como elas merecem ser respeitadas?
Pense nisso.
Sarita Cesana
Psicóloga CRP 17-0979
@saritacesana_
@implementeconsultoria