Quem conhece a felicidade não consegue sofrer
Eu concordo com a maneira de pensar do grande Osho: Ninguém jamais é feliz lutando contra o sofrimento. Entenda que Felicidade não é o oposto de sofrimento, mas a ausência dele. Desta forma, quando o sofrimento acaba, o que permanece é a felicidade. Então pare de sofrer e seja feliz.
Reconhecer a ignorância para alcançar a sabedoria
Da mesma forma, para eliminar a ignorância, não é necessário imaginar a sabedoria; basta reconhecer a própria ignorância como ela realmente é. Aqueles que reconhecem sua própria ignorância alcançam a sabedoria. Assim como o sábio Sócrates um dia disse: só sei que nada sei. Para quem se apega ao conhecimento, seja ele falso ou ilusório, a ignorância não desaparece, apenas fica oculta.
Precisamos da imaginação, pois ela nos ajuda a não sucumbir ao sofrimento. Se não imaginarmos o prazer, como sobreviveremos ao sofrimento? Então, criamos uma rede de falsos prazeres para afastar e esquecer o sofrimento. E leamos uma vida inteira num esforço para esquecer o sofrimento e a tristeza.
E também não é possível eliminar o sofrimento simplesmente tentando esquecê-lo, pois ao fazê-lo, a pessoa reconhece que está sofrendo. Se alguém deseja esquecer o sofrimento e se esforça para isso, o sofrimento persiste.
Fugir ou esquecer o sofrimento não resolve
Fugir do sofrimento apelando à religiosidade não é uma forma de evitá-lo. Esta atitude só levará você por um caminho tortuoso, porque ao fazer isso você está aceitando a ilusão básica de que está sofrendo. “Ah Eu estou sofrendo!” – essa ilusão básica que você aceita sem discutir. E então você terá que fugir do sofrimento.
Na verdade nós fomos hipnotizados pelo sofrimento. É insano, mas sofremos dia e noite e ainda tentamos fugir desse sentimento 24 horas por dia. O efeito hipnótico age cada vez mais fundo porque não conseguimos enxergamos nada além do sofrimento. É a hipnose de infinitas vidas.
O sofrimento consciente leva à meditação
O ser humano tem um poder incrível e é conhecimento puro, mas se ilude com o falso sofrimento, apesar de ter consciência que não é verdadeiro. Apenas o conhecimento é verdadeiro. Quando o sofrimento se torna consciente, a meditação começa.
É quem realmente conhece a felicidade não consegue sofrer; não experimenta o sofrimento novamente. E se torna absolutamente incapaz de ser infeliz. Porque só quem conhece a felicidade sabe o que é ser feliz. Por isso pare de sofrer e seja feliz.
Wagner Braga