Persistência determinação e sucesso!

Vamos falar sobre isso?

No artigo de hoje vamos falar sobre persistência, determinação e sucesso!

Em seu livro “Outliers”, Malcolm Gladwell aborda algumas ideias, citadas abaixo:

Gladwell discute a “Regra das 10.000 horas”, sugerindo que para se tornar verdadeiramente especialista em uma área, uma pessoa precisa dedicar cerca de 10.000 horas de prática e estudo nesse campo.

Talento sem treino não é igual a sucesso

Ele cita vários exemplos de pessoas bem-sucedidas. Vai de Beethoven aos Beatles, de gênios do vale do Silício a jogadores de Hockey, como músicos famosos e atletas de elite, que investiram tempo significativo em suas habilidades antes de alcançarem o sucesso.

Cada capítulo é dedicado a uma habilidade, e um exemplo – como os Beatles, na música, a cultura da nanotecnologia, dos japoneses, o trabalho em equipe dos jovens da NBA, liga esportiva americana, ou a expertise do comércio para os Judeus.

O autor enfatiza que o sucesso não é apenas resultado de talento individual, mas também do contexto em que uma pessoa nasceu e cresceu. Fatores como a época, cultura, acesso a oportunidades (ou falta dela) e suporte familiar podem desempenhar um papel significativo no sucesso de um indivíduo.

Persistência determinação e sucesso. Talento sem treino não é igual a sucesso.

O conceito de “cultura do trabalho”

Gladwell explora como aspectos culturais e históricos podem influenciar as mentalidades e abordagens de diferentes grupos de pessoas. Ele aborda, por exemplo, o conceito de “cultura do trabalho” em sociedades agrárias e a importância da herança cultural na formação de habilidades específicas.

O autor discute como o sucesso pode ser resultado de vantagens acumuladas ao longo do tempo. Pessoas que têm oportunidades iniciais de aprendizado, ou acesso a recursos valiosos, podem construir sobre essas vantagens e alcançar resultados extraordinários.

Destaca também a importância da educação de qualidade e de um ambiente de apoio para o desenvolvimento do potencial de um indivíduo. Ele explora como os sistemas educacionais podem impactar o desempenho dos estudantes e influenciar seus caminhos para o sucesso.

Ele usa uma abordagem intrigante e acessível para explorar os fatores por trás do sucesso excepcional e questionar a visão tradicional do “self-made man” ou “homem que se fez sozinho”.

Repensando o conceito de talento

Tudo isso, nos leva a repensar o conceito de TALENTO: “ou você tem, ou não tem”. Sim, o talento existe. Mas o esforço também. E na equação do todo, o talento tem um peso muito menor do que se costuma enaltecer, segundo as pesquisas descritas no livro.

“A prática não é aquilo que uma pessoa faz quando se torna boa em algo, mas aquilo que ela faz para se tornar boa em algo.”

Outro aspecto é repensar o esforço: 10.000 horas, não é pouco !!! Pode parecer fácil alcançar excelência no trabalho quando se passa mais de 70 horas semanais dedicada a sua área de atuação. Entretanto, se você quer desenvolver qualquer competência não relacionada, você vai ter que despender maior esforço: e com consistência, se você desejar algo que fará a diferença. E a diferença é: persistência determinação e sucesso!

O trabalho árduo só representa uma sentença de prisão quando não é significativo.”

Contudo, o autor nos leva a repensar o “mérito pessoal”, como o maior de todos os diferenciais:  você pode ter talento, se esforçar MUITO, e ainda assim não obter sucesso.

Sem querer dar muito spolier, fica a dica deste livro que pode fazer a diferença na sua vida!!!

Sarita Cesana

Psicológa CRP 17/0979

@Saritacesana_                   @implementeconsultoria

Compartilhar

Deixe um comentário