Desculpa

O papel dela em nosso comportamento

Desculpa, segundo o dicionário Aurélio, significa: clemência para com falta cometida; perdão. Razão ou motivo alegado por alguém para desculpar a si mesmo ou a outrem; justificativa.

Em algumas vertentes da psicanálise, a desculpa pode significar medo de rejeição, necessidade de agradar e pertencer, e quando em excesso, o ato de pedir desculpas pode está atrelado a conflitos internos acumulados ao longo da vida. A desculpa pode estar relacionada também a um comportamento estratégico para a manipulação utilizada por personalidades narcisistas. E a ausência pode indicar um comportamento psicopata, alheio a sentimentos e afetos.

O papel da desculpa em nosso comportamento.

O papel da desculpa em nosso comportamento

Toda via se faz interessante olharmos para o papel da desculpa em nosso comportamento com atenção, pois ele pode nos dar um excelente indicativo da nossa forma de nos relacionarmos com o mundo e com nossa psiquê. Esse indicativo poderá ser revelado como uma sensação de mal-estar e possivelmente angústia.

Então a desculpa seria a manifestação da necessidade de sair de um mal-estar?

Para responder a essa pergunta vamos recorrer a Freud.

Freud (1930) define o mal-estar como sendo essencialmente sensação de culpa e o caracteriza como o maior entrave ao projeto civilizatório. Ou seja, ao processo de pertencimento a uma sociedade na qual indica as regras para o pertencimento. A grande questão é que esse pertencimento é sempre imposto pelo olhar do outro. É aqui que temos um impasse, uma vez que seria impossível a adequação ao ideal de universalidade que lhe é imposto pelo Outro.

Análise contextual

Perceba então, como a nossa auto análise em relação as nossas necessidades de nos desculparmos pode trazer luz a conflitos inconscientes e até conscientes que podem interferir na nossa forma de viver. Para melhor explicar essa reflexão vamos analisar três contextos nos quais nos fazemos valer da desculpa:

Desculpa como necessidade de pertencimento, de evitar conflitos e para manipular situações ou pessoas.

Necessidade de pertencimento

A desculpa como necessidade de pertencimento geralmente é expressa quando estamos inseguros e fragilizados pelas normas e regras implícitas, seja em um grupo social ou nas relações individuais que estabelecemos ao longo da vida. Geralmente essa categoria da desculpa é apreendida na infância e vai se firmando ao longo da vida. Por vezes nem concordamos com a desculpa e sim com o medo da exclusão

Evitar conflitos

A desculpas para evitar conflitos, por vezes, segue a lógica da frase; ” é melhor ser feliz que ter razão”. Neste contexto a desculpa funciona para evitar o desgaste gerado em um conflito ou situação desconfortável e o que pode estar sustentando esse comportamento é a dificuldade de posicionamento.

Manipular situações ou pessoas

Nestes casos a desculpa exerce uma função clara e consciente na qual o sujeito deseja envolver o outro em sua rede de manipulação, por vezes, transformando a vítima em algoz e a deixando aprisionada em um relacionamento danoso.

Muitas seriam as funções da desculpa em nosso comportamento e muitas seriam as analises sobre ela. Penso que o importante é um olhar para si e a tomada de posicionamento baseada na responsabilidade. Afinal, penso que uma das melhores formas de pedir desculpas é a mudança de comportamento. Acredito que assim poderemos ver com mais lucidez a nossa responsabilidade diante dos fatos.

Paz e bem!

Compartilhar

Deixe um comentário