Vamos falar sobre segurança psicológica?

Certamente uma das partes mais complicadas da mudança organizacional é transferir as ideias que surgem, o tempo todo, em pequenas ações que surgem centenas ou até milhares de vezes por dia.

Como está a comunicação, entre todos, líderes, pares, subordinados? O que os membros da equipe estão realmente dizendo uns aos outros em situações pequenas e grandes, comuns e devastadoras?

Conceito de Segurança Psicológica

Se você seguir o pensamento atual sobre liderança e gerenciamento, verá o conceito de segurança psicológica surgindo com frequência cada vez maior. A segurança psicológica descreve uma atmosfera em que os membros da equipe sentem que podem expressar suas preocupações, más notícias ou ideias sem medo de serem desligados, culpados ou humilhados.

O conceito de “segurança psicológica”, vem ganhado relevância no mundo dos negócios, e não é novo. Ele surgiu nos anos noventa com a pesquisadora de Harvard Amy Edmondson. Ela define segurança psicológica como sendo “a crença de que um membro de uma equipe não será punido ou humilhado por expor ideias, dúvidas, preocupações ou erros. Também acredita que a equipe está segura para assumir riscos interpessoais, em um ambiente que permite que as pessoas sejam francas”. Ou “Um clima de equipe caracterizado por confiança interpessoal e respeito mútuo, no qual as pessoas se sentem à vontade em serem elas mesmas”.

Este conceito não significa que a cultura da organização não está isenta de conflitos, consequências ou responsabilidades. As dificuldades e desafios continuam existindo, mas são gerenciadas de forma positiva e construtiva. Pense na segurança psicológica como um espaço saudável, aonde o dar e receber é sempre bem- vindo, em vez de uma atmosfera de tensão ou medo.

Ambiente psicologicamente seguro

Put the “fish on the table”: você sabe o que significa essa expressão?
É uma expressão que vem da Sicília, onde os pescadores colocam o produto de seu trabalho em cima da mesa, para fazer a parte mais “difícil”, que é abril, limpar e sujar as mãos com sangue. Em caso de o trabalho não ser feito, o cheiro pode ficar insuportável e contaminar o lugar ao redor.

Quando falamos em comunicação, no ambiente seguro, essa metáfora pode nos guiar para um novo lugar. O lugar onde o poder de fala é incentivado, e respeitado e certamente irá gerar mais confiança, entrega, engajamento e resultados. Em um ambiente corporativo psicologicamente seguro as pessoas sentem conforto para discordar das outras e defender seus pontos de vista sem se sentirem julgadas.

Saúde Mental

A saúde mental do trabalhador brasileiro piorou muito nos últimos 10 anos. Entre 2011 e 2020, o número de funcionários que buscou auxílio psicológico cresceu 250%, indica levantamento da Optum. A Optum é uma consultoria que oferece às empresas soluções completas de gestão da saúde mental e bem-estar dos funcionários.

A vida pode estar seguindo seu fluxo, mas muitas pessoas ainda estão lutando contra a tristeza, a depressão e a ansiedade. Isto está gerando uma epidemia global de estresse, como um mecanismo de defesa do organismo ao excesso de informações, responsabilidades e adaptação à mudanças.

Portanto, falar em segurança psicológica, será tema da Jornada – Felicidade & Segurança Psicológica no trabalho, que irá acontecer na programação do Abril Verde, campanha que conscientiza empregados e empregadores sobre a segurança no ambiente de trabalho.
Dia 14 de abril, no Golden Tulip Ponta Negra, das 13 às 20h, contamos com sua presença.
Informações @jornadafelicidadern
@saritacesana_
@ahumanescer
@ritam2

Compartilhar

Deixe um comentário