O caminho do Amor é o Perdão

Um método em 4 etapas para conseguir perdoar

Tenho escrito reiteradamente sobre o Perdão porque, como já expliquei inúmeras vezes nos meus artigos a nossa missão número um nessa jornada celestial é tão somente aprender a amar, o amor incondicional. Ocorre que o caminho do amor é o perdão. Sem aprendermos a perdoar jamais conseguiremos aprender a amar incondicionalmente.

Um livro de sabedoria

Desmond Tuto, em seu O livro do Perdão nos propõe um método baseado em quatro etapas. A primeira é narrar o que aconteceu; depois, expressar a dor, perdoar o ofensor e, por último, decidir se continua ou não a convivência.

O método

Resumidamente é isso, mas na prática cada etapa dessa tem seu tempo e seu processo. A primeira, sobre narrar o que aconteceu não se esgota enquanto a pessoa não narrar para n pessoas de sua convivência e confiança. Pode demorar meses e até anos. Vai depender do tamanho da mágoa e da dor que virão a seguir na segunda etapa e também poderá durar um bom tempo. A terceira etapa é realmente a mais difícil, pois como certa vez disse o grande cientista e filósofo Albert Einstein: “nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou”. O perdão só virá quando o indivíduo tiver evoluído sua consciência, de tal maneira que, esteja num plano consciencial mais elevado. E isso pode nem acontecer na existência atual desse indivíduo, se ele não tiver a consciência do que significa evolução espiritual.

Mas digamos que aconteça essa mudança de nível consciencial ainda nesta existência. Então essa pessoa alcançará a 4ª etapa que é decidir se continua ou não a convivência com o ofensor. Essa talvez seja a etapa mais fácil, pois provavelmente essa convivência nem exista mais e optar por continuar como está é bastante cômodo ou confortável. Optar por uma reaproximação e convívio pode ser bem mais difícil e doloroso. Mas seja qual for a decisão os dois seguirão em paz, com o coração leve e a alma livre.

Pense nisso, não espere pela próxima oportunidade. O caminho do amor é o perdão. A vida é agora, o aprendizado diário e cobra caro pela negligência. É a Lei infalível do Retorno.

Compartilhar

Deixe um comentário