O caminho do desapego

Aprendendo a desapegar em 3 passos

Você já parou para pensar o porquê de nos apegarmos tanto as coisas e as pessoas? Hoje vamos trilhar o caminho do desapego, aprendendo a desapegar em 3 passos, mas antes vamos entender como e porque ocorre o processo inverso. Bem, no sentido estritamente científico é fácil deduzir que a coisa começa pela lei da atração e do magnetismo. O universo, tal como o conhecemos é movido pela Lei da Gravidade. Como sabemos as órbitas dos planetas são regidas por essa força gravitacional. Todos os corpos celestes possuem esse magnetismo. É o princípio básico de tudo em se tratando de matéria, objetos e coisas que contém massa.

Com o ser humano a coisa funciona um pouco diferente, já que, nesse caso, temos mais algumas variáveis, tais como: pensamento, sentimento, emoção e o famigerado Ego. Este último o grande vilão e a pedra no sapato da humanidade desde os primórdio.

O passo a passo

O primeiro passo para o desapego é ter a consciência de que nada nem ninguém pertence, de alguma forma, a outrem. Ninguém é dono ou proprietário de nenhum objeto e muito menos de um ser humano. Temos que entender que, como tudo é passageiro, nós apenas tomamos conta de uma casa, um apartamento ou mesmo de uma fazenda. Estamos aqui apenas pastorando. Simplesmente porque somos mortais, um dia vamos partir e não vamos levar absolutamente nada. Aquela casa, aquele lote de terra ou aquele iate ancorado no Iate Clube vão passar a pertencer a outras pessoas. Por isso precisamos trilhar o caminho do desapego.

Vale lembrar que no Egito antigo os Faraós eram enterrados com os seus tesouros, os seus corpos eram embalsamados e como se não bastasse até os seus súditos eram enterrados junto com eles, pois acreditavam que, de alguma forma, suas almas voltariam para os seus corpos novamente.

O pertencimento

Portanto, temos que entender que o pertencimento é apenas um sentimento que criamos pelo fato de o nosso ego ter uma natureza possessiva. Essa natureza possessiva veio lá de trás quando a humanidade pensava que éramos o centro do universo e o mundo girava ao nosso redor. Desta forma tudo, mas absolutamente tudo era nosso.

Foi que com esse pensamento e esse sentimento de pertencimento que, desde os primórdios das civilizações os pais educavam os filhos com a consciência de que na sua velhice esses filhos teriam a obrigação de cuidar deles e sendo assim a maioria não se preocupava em cuidar da sua própria saúde, fazendo todo tipo de extravagância ao longo da vida. Agindo exatamente ao contrário do que deveria, pois a maior prova de amor que um pai pode dar a um filho é justamente cuidar bem da sua própria saúde, para na sua velhice não ser um peso ou empecilho da sua felicidade.

O segundo passo para o desapego é nunca usar um objeto por muito tempo. Praticar a doação enquanto o objeto ainda está em bom estado para que outra pessoa possa usufruir da mesma forma como você usufruiu. Isso lhe dará a grata sensação de que o objeto doado proporcionará momentos tão maravilhosos ao receptor quanto proporcionou a você.

O terceiro e último passo para o desapego é agradecer ao universo e ao criador por estar podendo se desfazer de um determinado objeto, mas ao mesmo tempo deixando alguém tão feliz por estar recebendo-o. O sentimento da Gratidão vibra numa das frequências mais altas que existe. Algo em torno dos 900 hertz. Quanto mais você agradece mais o universo lhe retribui, pois essa é a lei do retorno, ou seja, tudo que lanças para o universo te retorna com a mesma força, intensidade, mas em sentido contrário.

O caminho do desapego leva à liberdade

E se esse desapego tiver de ser de um outro indivíduo, seja grato(a) por estar dando a dupla oportunidade, tanto a você quanto a outra pessoa de ter uma nova experiência de vida e, quem sabe, encontrar a a paz e a vida plena tão sonhada!

Compartilhar

Deixe um comentário