Espiritualidade x religiosidade

Qual a diferença entre espiritualidade e religiosidade?

Infelizmente, apesar de ter se passado mais de 4 mil anos desde que o homem começou a viver o seu processo civilizatório, em sociedades organizadas, a maioria das pessoas confundem espiritualidade com religiosidade. É uma pena porque, no que tange a intelectualidade ou desenvolvimento cognitivo a civilização humana deu um enorme e verdadeiro salto quântico. Há menos de 1000 anos saiu de um nível consciencial terraplanista, na Idade Média, para desbravador do universo.

Evolução cocnitiva

Vencemos a força da gravidade que nos aprisiona ao solo e conquistamos o espaço, o Cosmos, a lua e estamos rumando a marte, o planeta vermelho. Estamos num processo de libertação na medida que conseguimos um desenvolvimento tecnológico incrível. Isso nos permitiu, inicialmente, cruzarmos os oceanos, transpor céus e mares até conquistar o espaço infinito em naves espaciais. Naves estas construídas com materiais tecnologicamente capazes de resistir a temperaturas extremas em velocidades inimagináveis.

A Religiosidade

Entretanto espiritualmente a humanidade ainda se encontra na era Neandertal. Desculpem o exagero, mas quando paro para pensar e verifico que, em pleno século 21, a maioria dos indivíduos acha que o simples fato de frequentar a missa dominical e outras obrigações, está evoluindo espiritualmente, não tenho como classificar de outra forma.

As pessoas confundem espiritualidade com religiosidade. Cumprir com os mandamentos de Deus e os sacramentos da igreja nada mais é do que praticar a religiosidade. É como morar em um condomínio e obedecer ao regimento de conduta interna. Isso não vai fazer de você um cidadão melhor do que o seu vizinho. Vai apenas igualar você e o seu vizinho quanto aos diretos e deveres de convivência. São normas e obrigações que precisam ser cumpridas para uma convivência amistosa.

A Espiritualidade

Já a espiritualidade é algo intrínseco e inerente a cada indivíduo. Ninguém está no mesmo nível de espiritualidade do seu vizinho ou seu próximo. Cada pessoa tem o seu próprio plano ou nível espiritual e o seu crescimento também é muito particular.

Portanto, alguém pode ser 100% religioso, cumprir com todos os mandamentos e sacramentos da Igreja, mas no entanto ser alguém que trata mal as pessoas, principalmente os mais vulneráveis. E existe um monte de pessoas assim por ai, pois confundem espiritualidade com religiosidade.

Muitos pais, por exemplo, acreditam que a obrigação de educar espiritualmente os filhos é da escola. Eles matriculam o filho em tempo integral achando que o filho sairá de lá pronto para ser canonizado. Ledo engano! Eles só vão aprender religiosidade e mais nada.

Na verdade quem ensina aos filhos o que é espiritualidade são os pais, ensinando aos filhos a agirem sempre dentro da ética, dos bons costumes, do bom caráter, da compaixão e ensinando a amar.

Compartilhar

Deixe um comentário