A felicidade como solução para nossa educação

O autoconhecimento como pré-requisito para a felicidade

Em meu artigo o que falta na educação publicado aqui no Blog do Saber em 13/04/2023 eu abordo sobre uma deficiência existente no sistema de ensino brasileiro que é a confusão que existe entre religiosidade e espiritualidade. As escolas, no Brasil, sejam elas públicas ou privadas não possuem uma disciplina que desenvolva ou, pelo menos ajude o aluno a desenvolver a espiritualidade dentro de si. Trago agora a felicidade como solução para nossa educação e você já vai entender o porquê.

No meu artigo eu sugiro a criação de uma disciplina que poderia se chamar autoconhecimento e abordaria o desenvolvimento espiritual da criança e/ou adolescente. Sugiro ainda que faça parte da vida curricular do aluno a partir da 8ª ou 9ª série do ensino fundamental.

Isso provavelmente faria a grande diferença no futuro de nossas crianças e adolescentes, pois reforçaria sua influência sobre a saúde, a qualidade de vida, a produtividade e o bem-estar. E por isso vejo a felicidade como solução para nossa educação.

Desenvolvendo a espiritualidade para ser feliz

A Prova disso é que um dos cursos mais procurados na prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é justamente o que ensina seus alunos a serem felizes. Com o embasamento de estudos científicos, o professor Tal Ben-Shahar, especialista em psicologia positiva, ensina seus alunos de graduação de Harvard a conquistarem mais bem-estar e felicidade.
PhD em comportamento organizacional por Harvard, Tal Ben-Shahar já escreveu cinco livros abordando a ciência da felicidade. Ele dá duas dicas muito importantes para se ter uma vida mais feliz:

  1. parar de se preocupar com coisas que fogem ao nosso controle, as quais não podemos mudar.
  2. ser grato. Como, por exemplo, ter saúde, estar no convívio familiar, ter feito boas refeições, ter um trabalho, ter bons amigos, entre outras coisas que trazem felicidade.

Esse curso de Harvard vem inspirando outras universidades pelo mundo, inclusive no Brasil. A Universidade Federal de São João del Rei já oferece, dentro do curso de medicina, aulas de Psicologia Positiva, com o seguinte conteúdo em sua ementa:

Psicologia positiva como forma de contribuir para a felicidade dos indivíduos. Os sete passos necessários para a felicidade. A felicidade como a precursora do sucesso. O autoconhecimento como pré-requisito para a felicidade. A energia psíquica e o conceito psicológico de energia. Empatia e abstração.

Vida plena e saudável

Portanto, apesar de estarmos ainda embrionários no desenvolvimento dessa disciplina tão fundamental comece agora mesmo aprender sobre felicidade, a entender suas emoções e a encontrar os caminhos
que podem te levar a uma vida plena e saudável!

Compartilhar

Deixe um comentário