A Arte da Sabedoria

Desnudando as hipocrisias das relações humanas

A Arte da Sabedoria, um livro escrito há mais de 350 anos pelo intelectual jesuíta Baltasar Gracián é a publicação da coluna DICA DE LIVRO desta quarta-feira, aqui no Blog do Saber.

Sobre o autor

BALTASAR GRACIÁN (1601–1658) foi um dos grandes escritores do Século de Ouro espanhol. Entrou aos 18 anos para a Companhia de Jesus, e aos 26 foi ordenado padre. Participou da Guerra da Catalunha, e sua valente atuação durante o cerco de Lérida, em 1646, fez com que fosse chamado de “pai da vitória”. Publicou o “Oráculo manual y arte de prudencia” no ano seguinte, colhendo 300 aforismos de suas próprias obras, como “El heroe” (1637) e “El discreto” (1646). Os anos subseqüentes, em que foi publicando por partes a sua obra-prima, o romance “El criticón”, sem a devida aprovação e mesmo contra as proibições de seus superiores jesuítas renderam-lhe pesadas críticas, condenações e, enfim, o exílio num mosteiro, onde terminou seus dias. Mais tarde, em sua homenagem, a cidade onde nasceu no reino de Aragão passou a ser chamada de Belmonte de Gracián.

A Arte da Sabedoria de Baltasar Gracián.

Sobre a obra

O escritor Baltasar Gracián, um intelectual jesuíta da Espanha, apresenta 300 lições práticas para aplicarmos no nosso cotidiano, no livro A Arte da Sabedoria. Essas lições são verdadeiras táticas de sobrevivência em um cenário moldado pela ambição e pelas aparências. Revelando as contradições e hipocrisias das relações humanas, Gracián oferece conselhos que abrangem temas como amizade, trabalho, relacionamentos, aspirações e realizações, além de transmitir sua perspectiva espiritual e religiosa sobre diversos aspectos da vida. Trata-se de um manual prático que orienta sobre como agir em diferentes contextos. Mesmo tendo sido escrito há mais de 350 anos, sua relevância e atualidade impressionam. É uma obra voltada para aqueles que buscam alcançar êxito pessoal e profissional com inteligência e ética.

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário