No Brasil são 6 biomas
A Poesia feita em verso e prosa do autor Leôncio Queiroz está de volta ao Blog do Saber. Desta vez com muita inspiração ele versa sobre os Biomas brasileiros, que são seis: a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, A Mata Atlântica, o Pantanal e os Pampas gaúcho.
A Terra é a Casa Grande nossa morada passageira, Onde vivemos e aprendemos evoluímos na ladeira. Deus é o proprietário. Somos seus inquilinos na carreira. A Geografia e o clima a Terra tem de primeira.
Os biomas brasileiros são as roupas que revestem nossa Terra. São vários tipos, modelos a natureza não erra. “Bio” é a vida no grego “Oma” é conjunto em Harmonia. No bioma são Unidas as partes para manter a sinfonia.
As plantas combinam com o solo. O solo com a temperatura. Os animais com as aves interdependência na postura. Formam um santuário ecológico. Pelo chão e nas alturas. Quem tiver olhos, veja Deus, nesta divina arquitetura.
Nos tipos as roupas são: a florestas e savanas, as tundras no Polo Norte. Taigas tem Pinheiros bacanas. Os desertos e caatingas, tem diferentes famas. Há Cerrados e pantanais. Tem mangues e mata Atlântica.
A Amazônia
No Brasil são 6 biomas. Que agasalham nosso chão. Amazônia é o maior. Para o mundo é nosso pulmão. Grandes árvores, muita chuva. Lá no norte a região. Bioma Amazônia é a garantia. Que a Terra tem salvação.
A Caatinga
A caatinga é mata branca. Diziam os Tupis-guaranis. É Semi-árido, é Sertão, é agreste. A caatinga só tem no Brasil. Predomina no nordeste. Plantas, aves, animais a mil. No Rio São Francisco peixes. O povo é resistente e feliz.
O Cerrado
O bioma do cerrado. É um quarto do Brasil. É uma esponja gigante. Bebe água pro país. Lá no centro da nação. Desmatado a mais de mil. Produz gado e muitos grãos. Mas, sem controle, quase sumiu.
A Mata Atlântica
O bioma mata atlântica. Em toda a Costa acontece. É devastada a 500 anos. O Pau-Brasil desaparece. O seu lugar a ocupação. Da cana-de-açúcar acontece. É nesse bioma riquíssimo. Que a população se estabelece.
O Pantanal
O Pantanal é um bioma. Rica em biodiversidade. No Mato Grosso e do sul. É a maior planície inundável. Com fazenda, gado e turismo. Está tudo bem preservado. Manter o Pantanal protegido. Desafia nossa capacidade.
O Pampa
Só tem no Rio Grande do Sul. No Brasil, o bioma Pampa. Vegetação gramínea, rasteira. Os índios chamavam de plana. Soja, arroz, trigo e uva. São frutos da produção. Mas, temos que preservá-lo. Por limite na devastação.
O criador escolheu o homem. Para gerir a fauna e a flora. Tratar o meio ambiente. Com respeito a toda hora. Pra manter o equilíbrio. Que a vida sempre cobra. Mas, a ganância, o pecado. Tá destruindo a Bela obra.
Quem ama, cuida e protege. Amar é despoluir. Não jogar lixo na rua. É explorar sem ferir. Reflorestar, não desmatar. Energia limpa adquirir. A Terra-mãe nos alimenta. Tenhamos consciência ao consumir.
Leôncio Queiroz