Os riscos da acomodação na Zona de conforto:

Saiba quais são os impactos e consequências.

Venho trabalhando fortemente este tema nas equipes em que sou consultada para falar sobre Motivação. Percebo o quanto o ciclo de (des)motivação surge quanto mais a sensação de zona de conforto aumenta. Por isso se faz necessário identificar os riscos da acomodação na Zona de conforto.

 Identificando os riscos da acomodação na Zona de conforto.

A “zona de conforto” é um termo utilizado para descrever um estado psicológico em que uma pessoa se sente segura, estável e familiar. É uma zona em que as pessoas se sentem confortáveis, não enfrentando desafios ou situações que causem estresse ou ansiedade. Nesse estado, atividades e situações são previsíveis, e não demandam esforço extra, já que as pessoas já estão familiarizadas com elas.

Em um mundo que valorizava a estabilidade e a previsibilidade, muitos de nós nos encontramos naturalmente atraídos pela zona de conforto. Por ser um lugar, aparentemente conhecido, nos sentimos seguros e protegidos. No entanto, essa familiaridade tem um preço: a acomodação que, certamente, vai nos impedir de crescer, inovar e prosperar.

Inibindo o nosso verdadeiro valor

Atualmente podemos pensar que estabilidade e previsibilidade estão até “fora de moda”! A inovação só acontece quando ousamos acompanhar as mudanças que estão ocorrendo globalmente.

Quando optamos por não sair de nossa zona familiar, negamos a nós mesmos a oportunidade de aprender, evoluir e adquirir novas habilidades. Esse comportamento limita nosso potencial e pode nos manter presos em posições e situações que não refletem nosso verdadeiro valor.

Saindo da Zona de Conforto

Embora uma zona de conforto possa oferecer um sentimento de segurança, também pode limitar o crescimento, o desenvolvimento e as oportunidades. Isso porque o progresso geralmente ocorre quando uma pessoa se aventura fora de sua zona de conhecimento, enfrentando desafios, aprendendo coisas novas e explorando situações desconhecidas. Portanto, a expressão “sair da zona de conforto” significa se expor a situações que podem ser desconfortáveis ​​ou desafiadoras, mas que também podem levar ao crescimento pessoal, profissional e emocional.

Ficar na zona de conforto pode ter vários impactos negativos no desenvolvimento de qualquer pessoa, em todas as áreas da vida, quer seja pessoal, ou profissional. Dai a importância de se observar os riscos da acomodação na Zona de Conforto.

Olho nas dicas

Desta forma, seguem algumas “dicas” para auxiliar você a criar coragem para dar um salto na sua vida, e sair desta zona, aparentemente boa de estar, mas que aprisiona e atrapalha:

  1. Acolha sua vulnerabilidade: é verdade, dá um pouco de medo – normal.
  2. Faça um planejamento: escreva um passo a passo – de onde está para onde gostaria de chegar.
  3. Visualize todos os benefícios que você poderá ter, ao alcançar um outro patamar de desenvolvimento.
  4. Peça ajuda, pergunte.
  5. Desenvolva sua curiosidade: o mundo está nos presenteando com milhões de possibilidades novas – pesquise.

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17/0979

@Saritacesana_

Compartilhar

Deixe um comentário