Atirem Direto no meu Coração

Baseado na história real de Yana Milinic´

Não costumo indicar romances na Coluna DICA DE LIVRO para os leitores do Blog do Saber, pois o nosso foco são temas diferentes. Geralmente indico livros sobre autoconhecimento, autoajuda, filosofia, psicologia, psicanálise, história, ciência, neurociência, esoterismo, religião, medicina e saúde. Entretanto, a obra que estamos indicando hoje trata-se de um romance que retrata uma história real: Atirem Direto no meu Coração. O primeiro livro publicado pela jornalista e correspondente internacional Ilze Scamparini sobre a bela sérvia Yana Milinic´ em meio a guerra do Kosovo.

Sobre a autora

A carreira de Ilze Scamparini, jornalista de 66 anos de Araras (SP), é marcada pela sua longa atuação como correspondente na Itália. Sua primeira experiência no país aconteceu em 1987, quando viajou para fazer uma matéria sobre um imigrante. A partir daí, ela se tornou uma referência na cobertura do país, dedicando-se, desde 1999, a reportagens exclusivas sobre o Vaticano para a TV Globo. Sua trajetória demonstra uma dedicação de décadas ao jornalismo internacional e religioso.

Com formação católica, Ilze cobriu grandes momentos do pequeno país europeu como a morte do papa João Paulo II, a renúncia de Bento XVI, a eleição e a morte do papa Francisco.

Ilze Scamparini se juntou à equipe da TV Globo em 1984, inicialmente como repórter substituta no “Jornal Nacional”. Sua carreira na emissora se expandiu rapidamente, levando-a a atuar em diferentes áreas, como a cobertura política e o programa “Globo Repórter”. Situações onde teve a oportunidade de viajar pelo mundo para produzir reportagens especiais.

Durante sua trajetória, ela testemunhou e cobriu eventos de grande importância histórica no Brasil, incluindo a morte do presidente Tancredo Neves em 1985, o lançamento do Plano Cruzado em 1986 e os trabalhos da Assembleia Constituinte em 1987. Além disso, participou da cobertura da reabertura do caso Baumgarten, ocorrido em 1985.

Atirem Direto no meu Coração.

Sobre a obra

A Jornada de Yana Milinić: Amor e Conflito em Meio à Guerra do Kosovo

Em um cenário de guerra, atirem direto no meu coração conta a história da jovem sérvia Yana Milinić, que decide se voluntariar para o conflito no Kosovo com uma missão bem definida. Contudo, a realidade depara-se com surpresas, e um encontro inesperado sob o bombardeio de mísseis muda completamente seus planos.

Como parte do grupo “Raposa Vermelha”, Yana não enfrenta apenas os inimigos kosovares. Então, a natureza inóspita e o caráter violento de seus próprios companheiros de luta também se tornam desafios. Contudo, ao se deparar com o impacto de uma cultura violenta e do nacionalismo de Slobodan Milošević, Yana passa por uma transformação pessoal, percebendo como a guerra atrai almas já marcadas pela dor e pelo abuso.

Neste romance, a jornalista Ilze Scamparini transporta o leitor para o ano de 1999, o epicentro do conflito, quando os aviões da Otan bombardeavam o território em disputa entre kosovares de etnia albanesa e sérvios. Inspirado em fatos reais, o livro de estreia da autora é um retrato emocionante da força e da resiliência de uma mulher que, em meio a granadas e caos, lança sua vida à sorte.

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário