O lado sombra da personalidade

Você já identificou o seu?

De acordo com uma vertente da psicanálise, a vertente freudiana, todos nós seres humanos temos o lado sombra da personalidade. Então, a sombra é o lado da personalidade que contém aspectos inconscientes que negligenciamos, como medos, vergonha, traumas, raiva, ódio e inveja . A sombra é o oposto do ego consciente, e corresponde ao id freudiano. Então, convido você a refletir comigo sobre o lado sombra da personalidade.

As manifestações da sombra

A sombra pode se manifestar de forma negativa, como ressentimento, ciúme, mágoa, inveja, conflitos, agressões verbais e violência física. Para lidar com a sombra, é importante: 

  • Não sentir culpa por perceber o lado sombrio, pois ele faz parte do ser;
  • Controlar e equilibrar a sombra para não fugir do que é considerado normal e ético; 
  • Aceitar que não conhecemos tudo, que não temos controle de tudo e que nem tudo está ao alcance da nossa compreensão;
  • Aprender a encarar e aceitar essa faceta oculta de si mesmo para abandonar as crenças limitantes. 

Os sonhos podem contribuir para o processo de admissão da presença da sombra, pois muitas vezes constituem o primeiro passo. 

O lado sombra da personalidade. Você já identificou o seu?

Identificando a sombra em nós mesmos

Particularmente penso que o primeiro passo é identificar e reconhecer o lado sombra da personalidade em nós mesmos. Entender no nosso comportamento, quando esta sombra está atuando, assim como em qualquer processo de cura reconhecer e aceitar que você possui uma patologia é o ponta pé inicial para alcançar a cura.

Esse reconhecimento, essa consciência, também trás consigo a responsabilidade que antes não existia, de que agora você não pode mais negligenciar ou insistir no erro. Essa responsabilidade é tanto maior quanto mais consciente você é sobre o assunto. Ao mesmo tempo ela não é uma responsabilidade pesada ou punitiva. Muito pelo contrário, essa responsabilidade trás leveza para o seu ser, porque atualiza a verdade para você. Imagine a dificuldade que era na pré-história acender uma fogueira, assim que o homem descobriu o fogo. Juntar todos aqueles gravetos e depois fazer sair faisca ao friccionar duas pedras, uma contra a outra. Atualmente uma das coisas mais leves e simples de se fazer é acender a boca de um fogão elétrico com um simples toque numa tecla ou botão.

Dominando e controlando a sombra

Portanto, ao descobrir ou identificar a sua sombra, não tenha medo nem receio de encará-la com naturalidade e a partir de então, nunca mais se subjugar a ela, pois você, o seu Eu Interno e Superior é o comandante supremo do seu ser. Ao dominar e controlar a sua sombra você assume o comando da sua vida,bem como uma convivência pacifica e sem conflitos internos consigo mesmo(a).

Pense nisso e deixe o seu comentário sobre esse assunto.

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário