Segurança psicológica e ambiente saudável

Ambiente de trabalho saudável com colaboradores confiantes e confortáveis

Em novembro de 2022, eu e minha amiga Rita de Cassia, estivemos no Congresso Internacional da Felicidade, em Curitiba. Isso nos trouxe muitas experiências, rede de contato e aprendizado. Entre tantos temas, ligados à felicidade, um que nos chamou a atenção foi a Segurança Psicológica e ambiente saudável. Ou seja, como oferecer um ambiente de trabalho saudável para que os colaboradores se sintam confiantes e confortáveis para expor suas ideias e habilidades sem preocupações.

Ali conhecemos o Projeto Aristóteles: que se iniciou em 2011, quando o Google teve a ideia de construir um time perfeito. Durante 10 anos, aproximadamente, foram gastos milhões de dólares para entender o comportamento de seus profissionais; por exemplo, quem almoçava junto ou quais características eram compartilhadas pelos melhores gestores.

A conexão define o alto desempenho

A partir de informações, aparentemente corriqueiras, o objetivo do Google com o Projeto Aristóteles era bastante claro: aumentar a produtividade e o desempenho pela combinação das melhores pessoas. E, resumindo, O Google descobriu em seu Projeto Aristóteles que o que define um time de alto desempenho não são os talentos individuais e recursos disponibilizados, mas sim, a conexão existente entre todos.

Portanto, trabalhar a conexão é o que há de mais sagrado em todos os times de trabalho. E ela só existe em ambiente psicologicamente seguro. Dai a importância da segurança psicológica e ambiente saudável.

Segurança psicológica e ambiente saudável

Muitas teorias e autores têm se debruçado sobre o tema, que é permeado pela Psicologia Positiva. Assim segue abaixo uma ideia do que podemos explorar, quando incorporamos a necessidade de melhorar as relações, interagir com empatia e buscar a felicidade no trabalho, e na vida:

O modelo PERMA-V foi proposto pelo psicólogo estadunidense Martin Seligman, um dos pensadores da Psicologia Positiva. Ele reúne conceitos da Psicologia Positiva, da Psiquiatria Positiva, e da Medicina do Estilo de Vida.

Seus pilares, são:

 “P” – alimentar emoções positivas;

 “E” – engajamento;

 “R” – manter relacionamentos saudáveis;

 “M” – ter um sentido de vida (“meaning”);

 “A” – sentir-se realizado (“achievement”);

 “V” – buscar vitalidade (alimentação saudável, atividade física, sono reparador, evitar substâncias).

Mudanças no estilo de vida baseadas no modelo PERMA-V podem auxiliar no sentido de aumentar a resiliência, a qualidade de vida, e o sentimento de bem-estar.

“Quando as pessoas falam, perguntam, debatem, compartilham erros e se comprometem com o aprendizado e com as melhorias contínuas, coisas boas acontecem.” (Amy Edmondson)

Compartilhar

Deixe um comentário