Elas são: A simpaTIA, antipaTIA, apaTIA e empaTIA!
As quatro TIAS, como você deve ter observado diz respeito ao comportamento humano e o que ele pode despertar nas outras pessoas quando há uma interação entre elas.
A Simpatia
A primeira, SIMPATIA, é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma sensação espontânea que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade. faz com que pareçamos agradáveis aos colegas e clientes. Desta forma, mantendo o diálogo, facilmente a relação só tem a ganhar! Pessoas simpáticas são agradáveis e positivas, contudo mantém um envolvimento superficial com o que o outro realmente sente.
A Antipatia
Em oposição a esta temos a ANTIPATIA que afasta colegas e clientes. Antipatia é uma aversão voluntária ou involuntária por algo ou alguém, o oposto de simpatia. Embora a antipatia possa ser induzida pela experiência, ela às vezes existe sem que haja uma explicação racional de causa e efeito entre os indivíduos envolvidos.
10 hábitos de uma pessoa antipática
- Demonstrar que sabe de tudo.
- Mentir para se vangloriar.
- Guardar rancor.
- Não ter paciência com as dificuldades alheias.
- Criticar o tempo todo.
- Perceber as situações de forma leviana.
- Esconder suas reais intenções.
- Não se importar com as necessidades alheias.
Como lidar com uma pessoa antipática?
Mesmo em estado de tensão, procure manter o autocontrole e foque no assunto tratado e não no comportamento do outro.
A Apatia
A APATIA é um termo psicológico utilizado para designar casos em que a pessoa perde o interesse de forma generalizada, ficando indiferente a qualquer tipo de acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim. A apatia também pode ser definida como a ausência de sentimentos, emoção e entusiasmo.
Esse é o termo que demanda maior atenção: alguns estudos dizem que 68% dos clientes podem deixar as empresas onde sentem que há indiferença, ou seja, as pessoas sentem que não há nenhum interesse por elas, logo deixam de comprar!
A Empatia
A EMPATIA. Entre as habilidades socioemocionais, o desenvolvimento da empatia se destaca como fundamental para o nosso bem-estar emocional, bem como para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis ao longo da vida.
Assim como a simpatia, é importante nutrir e estimular de maneira que a cada dia esteja mais e mais enraizada na nossa maneira de ser. A empatia é uma “TIA” especial, que faz com que tenhamos facilidade de entender o que realmente os nossos clientes querem ou necessitam.
A falta dela causa a incapacidade de lidar com as dores e as necessidades dos outros e pode trazer graves rupturas em nossa relação com os demais. Ao não ser capazes de nos colocar no lugar do outro, cedemos espaço ao egoísmo e ao individualismo, que nos fecha em nós mesmos.
Como praticar a empatia?
- Pratique a escuta. Para você aprender a identificar e interpretar as emoções alheias, precisa, primeiro, conhecer as pessoas.
- Preste atenção na linguagem corporal.
- Tente entender o lado do outro mesmo quando você discorda.
- Faça perguntas.
- Se imagine no lugar da pessoa.
E então? Gostou destas dicas? Pratique, já que as quatro TIAS são todas importantes!!!
Sarita Cesana
Psicóloga CRP 17/0979
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