As quatro TIAS

Elas são: A simpaTIA, antipaTIA, apaTIA e empaTIA!

As quatro TIAS, como você deve ter observado diz respeito ao comportamento humano e o que ele pode despertar nas outras pessoas quando há uma interação entre elas.

As quatro TIAS, simpatia, antipatia, apatia e empatia.

A Simpatia

A primeira, SIMPATIA, é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma sensação espontânea que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade. faz com que pareçamos agradáveis aos colegas e clientes. Desta forma, mantendo o diálogo, facilmente a relação só tem a ganhar! Pessoas simpáticas são agradáveis e positivas, contudo mantém um envolvimento superficial com o que o outro realmente sente.

A Antipatia

Em oposição a esta temos a ANTIPATIA que afasta colegas e clientes. Antipatia é uma aversão voluntária ou involuntária por algo ou alguém, o oposto de simpatia. Embora a antipatia possa ser induzida pela experiência, ela às vezes existe sem que haja uma explicação racional de causa e efeito entre os indivíduos envolvidos.

10 hábitos de uma pessoa antipática

  1. Demonstrar que sabe de tudo.
  2. Mentir para se vangloriar.
  3. Guardar rancor.
  4. Não ter paciência com as dificuldades alheias.
  5. Criticar o tempo todo.
  6. Perceber as situações de forma leviana.
  7. Esconder suas reais intenções.
  8. Não se importar com as necessidades alheias.

Como lidar com uma pessoa antipática?

Mesmo em estado de tensão, procure manter o autocontrole e foque no assunto tratado e não no comportamento do outro.

A Apatia

APATIA é um termo psicológico utilizado para designar casos em que a pessoa perde o interesse de forma generalizada, ficando indiferente a qualquer tipo de acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim. A apatia também pode ser definida como a ausência de sentimentos, emoção e entusiasmo. 

Esse é o termo que demanda maior atenção: alguns estudos dizem que 68% dos clientes podem deixar as empresas onde sentem que há indiferença, ou seja,  as pessoas sentem que não há nenhum interesse por elas, logo deixam de comprar!

A Empatia

EMPATIA. Entre as habilidades socioemocionais, o desenvolvimento da empatia se destaca como fundamental para o nosso bem-estar emocional, bem como para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis ao longo da vida.

Assim como a simpatia, é importante nutrir e estimular de maneira que a cada dia esteja mais e mais enraizada na nossa maneira de ser. A empatia é uma “TIA” especial, que faz com que tenhamos facilidade de entender o que realmente os nossos clientes querem ou necessitam.

A falta dela causa a incapacidade de lidar com as dores e as necessidades dos outros e pode trazer graves rupturas em nossa relação com os demais. Ao não ser capazes de nos colocar no lugar do outro, cedemos espaço ao egoísmo e ao individualismo, que nos fecha em nós mesmos.

Como praticar a empatia?

  1. Pratique a escuta. Para você aprender a identificar e interpretar as emoções alheias, precisa, primeiro, conhecer as pessoas.
  2. Preste atenção na linguagem corporal.
  3. Tente entender o lado do outro mesmo quando você discorda.
  4. Faça perguntas.
  5. Se imagine no lugar da pessoa.

E então? Gostou destas dicas? Pratique, já que as quatro TIAS são todas importantes!!!

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17/0979

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