É tão gratificante…

Um aluno bem sucedido é orgulho do professor

É tão gratificante quando vemos que a pessoa ou as pessoas as quais você decidiu investir evoluíram, cresceram, aprenderam com a experiência ou experiências vividas com você ou ao seu lado. Eu fico imaginando o quão orgulhoso se sente um professor que um dia reencontra um aluno que progrediu na vida e se tornou alguém respeitável, célebre, honorável e notório.

Um professor orgulhoso é tão gratificante.

Um professor teve dezenas, centenas e até milhares de alunos ao longo de sua carreira. Ver um, dois, alguns ou uma dezena deles numa situação de destaque é motivo de muito orgulho mesmo, do sentimento de missão e do dever cumpridos. Acontece que esse professor não tinha nenhuma ligação afetiva/amorosa com nenhum de seus alunos ou suas alunas.

Apostando no relacionamento

Agora imagine quando você conhece alguém por quem você se apaixona e essa pessoa apesar de ser de uma geração diferente da sua, de ter tido uma família e educação totalmente diferentes da sua. Digamos uma diferença de idade de pelo menos dez anos. E mesmo assim a sua intuição lhe diz que você pode apostar nesse relacionamento porque você vê naquela pessoa alguém num plano consciencial desenvolvido. Uma pessoa capaz de assimilar o que é necessário para seguir numa longa jornada ao seu lado, como duas almas gêmeas.

Paciência e resiliência o segredo da longevidade

O tempo passa, conflitos inevitavelmente acontecem, simplesmente porque nós somos como diamantes brutos a serem lapidados paulatinamente, mas você persiste na aposta. São muitas rusgas, embates psicológicos, divergências, brigas de egos. Mas com paciência e resiliência você consegue aos poucos, com o seu comportamento, seu exemplo, ajudar na expansão da consciência dessa pessoa companheira. Então um belo dia essa pessoa começa a reconhecer os erros cometidos e a lhe dar razão em tantas coisas que foi injusta com você ao longo dessa caminhada. Incrivelmente ela passa a lhe respeitar mais, admirar mais e a cada dia ser mais grata a você.

É tão gratificante que esses respeito, admiração e gratidão passam a ser recíprocos e verdadeiros. Posto que não existe o mais evoluído, o professor e muito menos o aluno ou aluna, pois acontece um nivelamento mutuo e muito amor.

Compartilhar

Deixe um comentário