Saindo da DESculpa para a responsabilidade

Como o princípio da causa e efeito pode auxiliar nessa jornada.

Antes de qualquer coisa vamos definir o conceito de DESculpa como justificativa para nos tirar da posição de “culpados” das nossas escolhas para em seguida explicar o porquê do ‘saindo da DESculpa para a responsabilidade.

Exemplificando

Imagine que você tinha um compromisso as 8h e levará 10 minutos da sua casa para este compromisso, você sabe que o trânsito na sua cidade neste horário é sempre caótico e que está chovendo, mas você resolve sair com apenas 5 minutos de antecedência.
O que acontece?
Você chega atrasado, nervoso e esbaforido. Certamente o seu rendimento nesse compromisso será comprometido pelo atraso, mas você logo justifica, ou coloca a “culpa” no trânsito e na chuva, mas no fundo você sabe que a responsabilidade é toda sua. Portanto você deslocou a culpa que foi sua para os eventos externos e previsíveis se utilizando da DESculpa.

Sob a ótica do Hermetismo

Vamos analisar esse episódio sob a ótica do hermetismo, uma corrente filosófica e esotérica que remonta aos ensinamentos atribuídos a Hermes Trismegisto, figura mitológica que representa a união dos conhecimentos alquímicos, astrológicos e espirituais. Essa tradição possui uma visão holística do universo, buscando compreender a conexão entre o macrocosmo e o microcosmo, incluindo o comportamento humano.

De acordo com o hermetismo, tudo no universo está interligado por meio de princípios universais, como a correspondência, a polaridade e a causa efeito. Esses princípios também se refletem no comportamento humano, influenciando a forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

Trazendo para o nosso exemplo, a escolha em não considerar o tempo de deslocamento, as condições climáticas do dia e as possíveis intercorrências foi o que resultou no atraso e não os eventos isolados em si. Ter essa consciência favorece a compreensão da nossa responsabilidade diante dos fatores que nos acontecem na vida.

Saindo da DESculpa para a responsabilidade sob a ótica do hermetismo.

Análise sob os princípios do Hermetismo

A polaridade é outro aspecto importante dentro do hermetismo. Ela sugere que tudo no universo possui um oposto complementar. O comportamento humano também é suscetível a essa dualidade. Enfrentamos constantemente escolhas entre egoísmo e generosidade, amor e ódio, sabedoria e ignorância, entre outros. O hermetismo nos incentiva a buscar o equilíbrio entre essas polaridades, reconhecendo nossas tendências naturais e trabalhando para desenvolver virtudes positivas.

Além disso, a causa efeito, também conhecido como o princípio da causa e do efeito, é fundamental no hermetismo. Ele postula que todas as ações possuem consequências correspondentes, sejam elas imediatas ou a longo prazo. Ao compreender que cada escolha e ação influencia o decorrer de nossa vida, podemos adotar uma postura mais consciente e responsável.

Hermetismo X comportamento humano

Assim, a relação entre o hermetismo e o comportamento humano pode ser resumida em uma busca constante por equilíbrio, compreensão e responsabilidade. Ao aplicarmos os princípios herméticos em nossa vida, podemos promover mudanças positivas em nós mesmos e em nosso entorno. Através da consciência de nossas ações, pensamentos e emoções, podemos nos tornar mestres de nosso próprio destino, trocando a desculpa pela responsabilidade e viver de acordo com as leis universais que regem o Hermetismo. Ir contra essas leis universais além de tolo é perda de tempo, pois elas são imutáveis. Agora você deve ter entendido o porquê do ‘saindo da DESculpa para a responsabilidade, não?

Compartilhar

Deixe um comentário