Líderes se servem por último

Segurança emocional no ambiente de trabalho

No seu livro Líderes se servem por último,  Simon Sinek,  traz vários cases, discorre sobre o tema da liderança brilhantemente, e faz várias analogias: sempre indicando como um dos melhores caminhos, para uma vida plena, a segurança emocional no ambiente de trabalho, por meio de uma liderança que desperte a confiança e união das pessoas. Como vivemos grande parte do nosso tempo, em geral, no mundo do trabalho, essa afirmação pode ser utilizada para nossa vida pessoal, certamente.

Segurança emocional no ambiente de trabalho. Líderes se servem por último.

Além disso, para escrever Líderes se Servem por Último, Sinek pesquisou as substâncias biológicas desenvolvidas ao longo da evolução humana, chegando à sigla: EDSO.

E.D. = Hormônios Egoístas

S.O.= Hormônios Altruístas

Hormônios Egoístas

“E” é para endorfinas: a euforia do corredor. A palavra endorfina vem de “endo” (interno) e “morfina” (analgésico). As endorfinas servem a um único propósito: mascarar a dor física. Frequentemente liberada em resposta ao estresse, ou medo, mascara a dor com prazer: o sentimento que muitos atletas experimentam durante ou após um treino intensivo, é na verdade a substância química circulando nas suas veias. 

“D” se refere a dopamina: um incentivo para o progresso. É responsável pela sensação agradável que temos quando encontramos alguma coisa que procurávamos, ou fazemos algo que precisamos que seja feito. É responsável pelo sentimento de satisfação após terminarmos uma tarefa importante, completarmos um projeto, atingirmos um objetivo, ou mesmo uma etapa a caminho de um objetivo maior.

Hormônios Altruístas

“S” representa a serotonina: o químico da liderança. É o que nos dá a sensação de orgulho que temos quando nos damos conta de que outros gostam de nós, ou nos respeitam. Faz-nos sentir fortes e confiantes, como se aguentássemos tudo!

“O” identifica a oxitocina: o amor químico – o preferido pela maioria das pessoas. É o sentimento de amizade, amor ou confiança profunda. Da sensação que temos quando estamos na companhia dos nossos amigos mais chegados, ou colegas de confiança. Também é responsável por nos sentirmos acolhidos, cuidados, “quentinhos”, sem necessidade de tantas defesas. Sem oxitocina não seríamos capazes de atos de generosidade, nem empatia. Sem oxitocina não conseguiríamos desenvolver relações de confiança e amizade, encontrar parceiros e criar filhos com amor, ajudar pessoas em dificuldades e apreciar a companhia de outras pessoas. De acordo com Sinek, os quatro hormônios juntos moldam os comportamentos humanos. Os hormônios egoístas ajudam você a realizar coisas e os hormônios altruístas facilitam a se relacionar e colaborar com os outros.

Em busca da melhor versão

Desta forma, utilizando esses recursos disponíveis internamente, de maneira apropriada, certamente seremos pessoas, e profissionais melhores.

Sarita Cesana

Compartilhar

Deixe um comentário