Vamos esclarecer o que é justiça!

Justiça dos homens e justiça divina: qual a diferença?

A palavra Justiça tem estado ultimamente na boca de milhões de brasileiros. Não é para menos com tudo que vem acontecendo no nosso país nos últimos anos. É simplesmente surreal as decisões que vêm sendo tomadas pelo nosso judiciário, a começar pela Instância maior, o STF. Não quero entrar no mérito político da questão, pois esse espaço não se presta a falar de política, mas analisar o significado da palavra justiça em sua essência e de repente entender o que é justiça dos homens e justiça Divina! Por isso vamos esclarecer o que é justiça! Existe diferença entre as duas ou somos nós que deturpamos o verdadeiro sentido para “justificar” nossas fraquezas e puxar a brasa para nossa sardinha?

Um Arcabouço único de sabedoria

O Sermão da Montanha de Jesus e a análise das bem aventuranças no que tange a justiça. Vamos esclarecer o que é justiça!

Gostaria de começar analisando as sábias palavras proferidas por Jesus no espetacular Sermão da Montanha, esse sim, um arcabouço único de sabedoria, que nas palavras do memorável e respeitável Mahatma Gandhi: “Se se perdessem todos os livros sacros da humanidade e só se salvasse “O sermão da montanha”, nada estaria perdido.

Pois bem, a certa altura do Sermão da Montanha Jesus diz: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”.

Mais adiante ele afirma: Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

E numa terceira oportunidade ele professa: “Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus”.

O que o Nazareno quis que nós entendêssemos com essas enigmáticas palavras?

Bem, quando eu me coloco no lugar dele consigo enxergar o seguinte panorama:

Jesus veio ao mundo com fome e sede de justiça, para promover o amor e a igualdade entre os homens. E foi perseguido por causa de justiça. Como sabemos é dele o Reino dos Céus e sua justiça é muito superior a dos Fariseus.

Então vamos esclarecer o que é justiça!

A justiça divina não é desse mundo, dessa tridimensionalidade, já que são necessárias muitas experiências de vida para que tenhamos a tal justiça estabelecida definitivamente. Enquanto esse ciclo não se completa ela, a justiça divina, estará em curso, sendo implementada e ao final o indivíduo será uma pessoa muito melhor do que quando iniciou o processo e muito provavelmente a sua melhor versão.

Já a justiça dos homens, devido a tridimensionalidade que vivemos, presos ao lapso temporal pretende ser exequível imediatamente, independentemente das condições de reabilitação do condenado. Que execute-se a pena e ao final de sua aplicação o indivíduo esteja pronto, recuperado e totalmente ressocializada. Nós sabemos que, na prática, não é assim que funciona. O apenado, ao cumprir a pena, na maioria dos casos, retorna à sociedade muito pior do que quando foi recolhido. Isso ocorre por diversos motivos e vários deles todos nós sabemos, mas o principal é que o cárcere não reabilita ninguém nos países de 1º mundo quiçá num país como o Brasil onde o Sistema Prisional não tem o mínimo de estrutura para isso.

Reeducando a alma

Afirmo isso com a convicção de quem sabe que o que reabilita o cidadão é o tratamento da alma em sua essência e isso não existe em nenhum Sistema Prisional do mundo.

Senão vejamos: Qual é o Sistema Prisional que ensina ou reeduca o apenado a aprender a perdoar? Ou a se perdoar? Qual é o Sistema Prisional no mundo que ensina o apenado a enfrentar a sua sombra, os seus medos e os seus erros? E mesmo que tivesse poderia levar o resto da existência do apenado e mesmo assim ele não sair do cárcere totalmente reabilitado, pois como já disse pode ser coisa para várias experiências existenciais.

Compartilhar

Deixe um comentário