O Papel da linguagem

A comunicação e a performance da sua linguagem

Realmente a comunicação é tudo na vida, já que o nos difere de todos os outros animais é a fala, a linguagem e não é a toa que o homem está no topo da cadeia alimentar e da sobrevivência. No vídeo de hoje eu falo sobre o papel da linguagem na evolução humana e na sua própria evolução.

Como sabemos todos os seres vivos têm sua forma individual de se comunicar e todos eles se entendem naturalmente. Veja o exemplo das formigas, que conseguem formar comunidades complexas e enormes, mantendo a ordem e o progresso sempre. Ou os golfinhos que possuem uma sofisticada e intrigante forma de se comunicar. Estudos científicos atestam que os golfinhos possuem uma inteligência e um sistema de comunicação tão evoluído que se chamam pelo nome. É isso mesmo, cada golfinho tem seu próprio nome, assim como os humanos.

A performance da comunicação

O que é intrigante e talvez a ciência ainda não tenha parado para perceber e estudar é por que a humanidade que possui o mais complexo e avançado sistema de comunicação, criou tantas guerras e destruição no seu próprio habitat e mantem viva, sempre, a ameaça de acabar com o planeta um dia?

Nenhuma espécie de animal fez ou faz isso com o seu próprio habitat, simplesmente porque os animais possuem o instinto de sobrevivência e está sempre lutando para preservá-lo.

O fator Ego

Na humanidade entra o fator ou ingrediente que atrapalha o seu desenvolvimento: O ego! Esse componente que faz o homem distorcer as palavras e nem sempre falar o que realmente está pensando e que conhece muito bem o papel da linguagem na comunicação. Se todos falassem o que estão realmente pensando e sentindo no coração o mundo seria diferente e bem melhor. Blefar e enganar é a coisa mais comum na comunicação entre os homens, como num jogo de Poker.

Mas a vida não é um jogo a ser jogado. A vida é coisa muito séria e não podemos perder tempo satisfazendo os caprichos do nosso ego. Temos que ser verdadeiros e honestos. Toda vez que fiz isso, mesmo nas situações mais desfavoráveis, me dei bem. Assista ao vídeo, reflita e faça o seu juízo de valor!

Pense nisso!

Compartilhar

Deixe um comentário