Como a gratidão pode mudar sua vida

Ela pode te conduzir à vida plena

Agradecer é uma atitude que pode transformar o coração e iluminar os olhos para enxergar as muitas riquezas e dons que Deus oferece à humanidade. Essa atitude também pode levar ao reconhecimento do bem que se recebe do próximo e fortalecer o sentido de reverência e respeito. Além disso, a gratidão pode criar e consolidar vínculos de proximidade e reciprocidade. Por isso lhe convido a ler o texto a seguir e descobrir como a gratidão pode mudar sua vida.

A gratidão pode ajudar a curar sentimentos negativos como a soberba, a inveja e o orgulho (três dos sete pecados capitais), que são venenos para a vida pessoal e para a sociedade como um todo. Esses sentimentos podem levar a dinâmicas desastrosas de disputa, ódio e individualismo. A gratidão também pode dissipar os males que enfraquecem a compaixão e intensificar o sentimento de empatia.

Fazemos parte da mesma teia

Nós, seres humanos, somos essencialmente seres dependentes. Já fomos comparados a outros seres vivos, desde  abelhas até vírus , mas talvez  o ser  a que mais nos assemelhamos sejam os liquens, que são o produto da simbiose entre duas outras espécies, as algas e os fungos. Nós somos tão assim e dependemos tanto uns dos outros que, se tirarmos os outros,  deixamos de ser o que somos, e talvez nem possamos existir.

A maior parte da nossa vida é determinada pelo destino e não pelo nosso simples desejo. Segundo o filósofo chinês Confúcio (século 6 a.C.) a única coisa que depende exclusivamente de nós é o nosso caráter. Não podemos escolher se seremos saudáveis ou doentes, mas podemos escolher se teremos ou não coragem para enfrentar a doença.

A traição ocorre quando usamos nossas ações de maneira ingrata para obter uma vantagem, em vez de assumir a responsabilidade por nosso próprio destino.

Temos o poder de escolher sermos gratos

Embora não possamos escolher o nosso futuro, podemos escolher ser gratos, independentemente do que aconteça conosco. Portanto, gratidão não é apenas agradecer ou expressar reconhecimento pelo favor recebido. Ser grato é compartilhar e dividir o que temos com os outros. Gratidão envolve reciprocidade. Gratidão é uma forma de dizer amor. Agora você já sabe como a gratidão pode mudar sua vida.

Compartilhar

Deixe um comentário