E o conceito da não localidade na física quântica
A não localidade, um conceito na física quântica que sugere que partículas podem se influenciar mutuamente instantaneamente, mesmo estando separadas por grandes distâncias, pode ser uma metáfora interessante para a mudança incessante da mente dos nossos corpos, objetos e consciências. Ela pode ser vista como uma analogia para a mudança constante que ocorre em nós e ao nosso redor. Nesse contexto destaca-se a interconexão e a impermanência que são características fundamentais da existência.
Assim como a não localidade desafia a ideia de que eventos precisam estar próximos no espaço para interagir, nossas vidas são marcadas por transformações contínuas e interconectadas. Nossos corpos envelhecem e se renovam constantemente, objetos ao nosso redor se desgastam e são substituídos, e nossa consciência evolui com novas experiências e aprendizados. Essa mudança constante é um reflexo da natureza dinâmica do universo, onde tudo está em um estado de fluxo e transformação.

O contínuo aprendizado
Da mesma forma tudo no universo está em constante movimento e vibração e a nossa mente também está em constante mutação e evolução. Esse conceito está alinhado com a ideia de que a mente humana é dinâmica e sempre em desenvolvimento. Assim como o universo está em perpétuo movimento, a nossa consciência está continuamente se adaptando, aprendendo e se transformando com novas experiências e conhecimentos o tempo todo.
Essa visão destaca a importância da plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de se reorganizar e formar novas conexões ao longo da vida. Em outras palavras, nossas mentes são moldadas por nossas vivências, e a mudança é uma parte natural e inevitável do nosso crescimento pessoal e cognitivo.
A inércia por causa das crenças limitantes
Entretanto, paradoxalmente e impressionantemente, a maioria das pessoas insistem em não acompanhar a mudança incessante da mente, do corpo e da consciência. Isso ocorre por causa das crenças limitantes difundidas pelas religiões que castram o desenvolvimento espiritual das pessoas. Enquanto tudo vibra, tudo muda, tudo se transforma, o desenvolvimento cognitivo evolui sem parar ao seu redor, elas simplesmente ficam inertes no que tange ao desenvolvimento moral e espiritual.
O entrelaçamento quântico e a superposição
Portanto, assim como, segundo a física quântica, dentro do átomo, as partículas subatômicas (como elétrons, prótons e nêutrons) comportam-se de maneiras que desafiam a física clássica, tais como os fenômenos do entrelaçamento quântico e a superposição:
- Partículas podem se tornar entrelaçadas, de modo que o estado de uma partícula está diretamente relacionado ao estado de outra, independentemente da distância que as separa.
- As partículas podem estar em múltiplos estados ao mesmo tempo. Por exemplo, um elétron pode estar em várias posições ao mesmo tempo até ser observado.
Da mesma forma, no campo espiritual nada é impossível e tais fenômenos descritos acima explicam e confirmam as ocorrências no plano espiritual e no etéreo.
Wagner Braga