E seus impactos nas relações
A comunicação é a mais poderosa ferramenta de conexão com o mundo. Quando nos comunicamos somos capazes de transmitir informações, idéias, pensamentos e sentimentos entre indivíduos e grupos. Existem vários tipos de comunicação e desde os primórdios da humanidade as formas de se comunicar vêm sendo constantemente moldadas para se adaptarem à evolução das relações sociais e às rápidas mudanças tecnológicas e culturais. Hoje vamos falar sobre a Comunicação Positiva e seus impactos nas relações.
É por meio da comunicação que as pessoas se conectam, se entendem, vendem, compram, se protegem e constroem vínculos necessários para a sobrevivência. Deste modo, utilizar palavras positivas na comunicação diária pode fazer uma grande diferença na forma como você se relaciona com os outros e na influência que você terá sobre eles. Neste artigo, vamos abordar a necessidade de incorporar esse hábito no nosso dia a dia.
A influência das palavras positivas
Então, utilizar palavras positivas não pressupõe dizer apenas coisas boas ou aceitar tudo. Trata-se de uma estratégia para se habituar a falar sobre tudo da melhor forma possível. Vocês já perceberam que ao ouvir muitas palavras negativas ou objeções nós temos a tendência de nos fecharmos?
Isso acontece porque ao ouvirmos uma palavra que nos causa resistência ou não gostamos, pode ocorrer uma resposta emocional negativa no cérebro, ativando áreas associadas ao desconforto, estresse ou aversão. Essa reação nos leva a sentir necessidade ou o desejo de não continuar a conversa, a fim de evitar emoções e reações desagradáveis. Por outro lado, quando utilizamos palavras positivas criamos uma conexão que é caracterizada por aspectos como empatia, clareza, respeito, colaboração e apoio mútuo.
Além disso, essas palavras elevam o ânimo, fortalecem os relacionamentos, aumentam a motivação, facilitam a resolução de conflitos e diminuem consideravelmente as objeções. Com isso cria-se uma atmosfera agradável, favorável e receptiva. Em síntese, o cérebro aproxima o que é semelhante e afasta o que é discordante.
Comunicação positiva na prática
Como você costuma elaborar suas frases? Num diálogo costuma colocar a parte negativa à frente da positiva? Tem o hábito de usar termos como “não”, “jamais”, “nunca”? Vejamos um exemplo:
O que soa melhor para você?
“Se beber não dirija” ou “Se beber vá de carona”?
Certamente, a resposta é “Se beber vá de carona”. Saber o que não devemos fazer não nos direciona ao que devemos fazer de fato, tornando a frase negativa pouco resolutiva.
Aprenda a editar seus pensamentos e evite palavras que gerem choque, decepção e incerteza.
Essa prática, além de mais leve, reorienta seu cérebro a focar naquilo que você deseja alcançar. Vejamos outro exemplo: Em vez de dizer “Não esqueça de pegar seu celular” e “Não se preocupe”, tente dizer, “Lembre-se de pegar seu celular” e “Fique tranquilo”.
Entendendo os elementos da comunicação positiva
Entender e aplicar os elementos da comunicação positiva vai possibilitar a construção de um caminho transformador, agregando valores para melhorar os relacionamentos interpessoais.
Agora é com você!: Pense em uma frase com palavras de conotação negativa que você costuma dizer, substitua por uma frase com conotação positiva e coloque aqui nos comentários.
Emília Villar