Alimentos processados e Declínio cognitivo

Alimentos de pouco valor nutricional


Pessoas que consomem diariamente mais de 20% do total energético dos alimentos industrializados podem ter mais risco de sofrer declínio cognitivo. Condição do cérebro que leva à perda da capacidade de realizar atividades do dia a dia. Esses alimentos são carregados de açúcares, gorduras, sal e substâncias sintetizastes (emulsificantes, conservantes) que, embora tenham alto teor calórico, possuem pouco valor nutricional. Dai o título do nosso artigo de hoje ser Alimentos processados e Declínio cognitivo.

Alimentos processados aceleram o declínio cognitivo.

Pesquisas comprovam: tais alimentos aceleram o declínio cognitivo

Segundo uma pesquisa, consumir diariamente mais de 400 calorias destes tipos de alimentos como; pão de forma, hambúrgueres de redes de fast-food, refrigerantes e bolachas recheadas, dentre outros, em uma dieta de 2.000 calorias/dia, já tem apresentado malefícios na saúde.

O declínio cognitivo acontece naturalmente ao longo de todo o processo de envelhecimento. Porém, foi constatado em um estudo que houve perda acelerada de cognição entre todos os participantes da pesquisa, mesmo entre os mais jovens, por volta dos 35 anos. Esse achado foi muito importante porque essa faixa etária é justamente a idade da janela mais importante para prevenção de doenças neurodegenerativas. Por isso, nessa idade, as pessoas precisariam se preocupar em ter uma alimentação mais saudável para assegurar melhor saúde cerebral ao envelhecer.

Fatores que corroboram com o declínio cognitivo

A reserva cognitiva de uma pessoa começa a ser construída na infância e que o auge desse desenvolvimento acontece por volta da terceira década. Após esse período, há um declínio lento e progressivo associado ao envelhecimento. Porém, esse declínio pode ser mais rápido mediante a presença de alguns fatores de risco como hipertensão, diabete, obesidade e uma má alimentação.

Um estudo mostrou que a alta ingestão desses alimentos (superior a 20%) resultou em um declínio 28% mais rápido na função cognitiva global (a função cerebral que reúne todas as habilidades cognitivas, a de memória, a de fluência verbal e a função executiva) e 25% na cognição executiva (função do cérebro ligada às habilidades de planejamento, execução de tarefas e resolução de problemas). A comparação foi feita com pessoas que ingeriam menos de 20% de alimentos desse grupo. Por isso a necessidade de cuidar da alimentação e ter um acompanhamento de um profissional, pois uma má alimentação pode ser um grande gatilho para favorecer o aparecimento de doenças. Portanto, alimentos processados e declínio cognitivo é tudo o que não queremos para a nossa saúde.

Compartilhar

Deixe um comentário