Entendendo o significado de provas
O espiritismo nos diz que estamos aqui para passar por provas e expiações. E o que seria isso? Bem, primeiro precisamos entender o que são provas. As provas são experiências pelas quais somos testados ao longo da nossa caminhada, que nos ajudam a expandir a consciência e nos permitem passar para um plano mais elevado de consciência. Tal qual numa escola ou numa universidade somos testados constantemente, através de provas que são aplicadas para medir o nosso avanço cognitivo, psicológico e emocional. Quando nos damos bem nessas provas somos convidados a passar de ano e vamos para um grau mais elevado de ensino.
No caso da nossa jornada espiritual acontece a mesma coisa. Estamos sendo testados o tempo todo através de provações, que muitas vezes achamos que não merecemos, o porquê de tanta dor e sofrimento e não entendemos o que realmente viemos fazer aqui. E ainda não temos ideia do que realmente sejam provas e expiações.
Entendendo o significado de expiação
Agora vamos falar sobre expiação. Expiação, segundo o dicionário, é um substantivo feminino que significa:
- purificação de crimes ou faltas cometidas;
- meio usado para expiar(-se); penitência, castigo, cumprimento de pena; sofrimento compensatório de culpa.
Portanto expiar-se é uma forma de purificar-se dos erros e pecados cometidos em experiências passadas. Eu prefiro utilizar as Leis Universais para explicar esse tipo de pensamento.
Pelas lentes das Leis Universais
Partindo do princípio e da Lei da Unicidade Divina sabemos que tudo está interligado. Cada pensamento nosso, sentimento, crenças, nossos atos e palavras afetam os outros, afeta a consciência coletiva e o mundo ao nosso redor.
Segundo a Lei da Causa e Efeito, “Existe uma causa para cada efeito e um efeito para toda causa” (Caibalion – Hermes Trimegistro). Alguns também chamam de carma.
Partindo desse princípio toda ação tem uma reação apropriada. Tudo que você “envia” para o Universo, retorna para você. Tudo na vida é governado por leis universais. Você é o único responsável pelo que acontece em sua vida e atrai exatamente o que acredita merecer. Toda ação que você tomar, cedo ou tarde, retornará para você.
Também temos a Lei do Retorno ou da Compensação que trabalha junto com a lei de causa e efeito. Nada acontece por acaso e tudo o que você faz tem uma consequência. Você é o único responsável por criar sua própria realidade e atrair o que acredita merecer. Tudo o que você pensa, sente, fala ou faz em algum momento retornará para você, cedo ou tarde.
Pagando as dívidas
Dito isto, fica fácil entender que a tal da expiação funciona como a resposta às nossas atitudes do passado desta vida e de outras. Não enxergo como castigo ou carma, mas como pagamento de dívidas que só são pagas quando tomamos consciência dessa pendência. Por isso a importância da expansão da consciência, pois de que adianta pagar uma conta que você não tem ciência dela?
Pense nisso e deixe nos comentários a sua opinião. Ela é muito importante para o nosso debate!