Os textos perdidos
Quando se trata de empreendedorismo e sucesso não existe referência melhor do que o Best Seller Napoleon Hill. Por isso, nesta quarta-feira o nosso destaque na Coluna DICA DE LIVRO é a extraordinária obra As Regras de Ouro do grande autor, que eu super recomendo.
Sobre o autor
“Napoleon Hill nasceu em 26 de outubro de 1883, no Condado de Wise, nos Estados Unidos. Ficou órfão de mãe quando tinha aproximadamente 10 anos. Com 13 anos de idade, já escrevia para um jornal. Por volta de 1908, após uma entrevista com o empresário Andrew Carnegie (1835-1919), o rapaz se viu inspirado a criar uma filosofia de realização pessoal.
Contudo, antes do sucesso como escritor, ele se dedicou ao trabalho na publicidade como gerente de publicidade do curso de extensão da Universidade de Chicago, durante um ano, quando pediu demissão. Em seguida, foi presidente da Companhia de Doces Betsy Ross, mas teve problemas com os sócios e abandonou o cargo.
Ele então criou uma escola de propaganda e vendas em parceria com a Escola de Negócios Bryant & Stratton. No entanto, com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, o negócio chegou ao fim. Então, Hill foi trabalhar no governo dos Estados Unidos, durante a gestão do presidente Woodrow Wilson (1856-1924).
Em 1918, tornou-se sócio da revista Golden Rule, com grande sucesso. No entanto, o autor não se sentia feliz e abandonou o negócio. Decidiu, então, criar uma escola de treinamento para vendedores. Novamente, ele foi bem-sucedido em um empreendimento. Apesar disso, não alcançava a felicidade.”
O salto quântico
“Assim, Napoleon Hill abandonou mais um negócio rentável, em busca da felicidade, e, em 1923, sua vida teve uma grande virada. Ele morava em Columbus, no estado de Ohio. Estava sem fonte de renda, passava por dificuldades financeiras e não tinha planos. Então, teve a ideia de publicar seus manuscritos.
No entanto, seu primeiro best-seller — A lei do triunfo — só foi publicado em 1928. Mais tarde, de 1933 a 1936, foi consultor do presidente Franklin Roosevelt (1882-1945). Anos depois, entre 1952 e 1962, foi sócio do empresário W. Clement Stone (1902-2002) e deu palestras sobre a “ciência do sucesso”.
O escritor morreu em 08 de novembro de 1970, na Carolina do Sul. Foi casado duas vezes e teve dois filhos. Seus livros fazem muito sucesso ainda hoje. No entanto, algumas afirmações do autor sobre a própria biografia vêm sendo contestadas, pois elas não teriam comprovação.”
Veja mais sobre “Napoleon Hill” em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/napoleon-hill.htm

Sobre a obra
Por mais de oito décadas, Napoleon Hill tem motivado indivíduos a atingirem sua excelência máxima. Ele se estabeleceu como o pioneiro e mais renomado escritor de desenvolvimento pessoal da história, sendo que os atuais especialistas em crescimento individual devem grande parte de seu conhecimento às percepções brilhantes de Hill, incorporando várias de suas principais filosofias.
Agora, os Princípios Dourados: os manuscritos esquecidos trazem à luz os ensaios que Napoleon Hill produziu durante o período de 1919 a 1923, marcando o início de sua jornada revolucionária. Pela primeira vez reunidos em formato editorial, na obra As Regras de Ouro, esses ensaios compartilham ensinamentos de valor incalculável, permanecendo tão relevantes nos dias atuais quanto eram há quase cem anos.
Fundamentados em conversas com empresários ilustres que emergiram da pobreza para conquistar fortunas extraordinárias, como Carnegie, Ford e Edison, esses textos desvendam métodos testados e comprovados para alcançar o êxito que verdadeiramente se aplicam a qualquer indivíduo – no passado, presente e futuro.
Estes escritos cativantes e estimulantes transbordam de encorajamento e impulso motivacional, proporcionando uma perspectiva duradoura sobre temas essenciais como o potencial da influência mental, desenvolvimento da confiança pessoal, aplicação da persuasão em contraste com a coerção e o princípio da manifestação.
Se essas concepções parecem conhecidas, isso se deve ao fato de que realmente são. Os especialistas em motivação contemporâneos têm adaptado e reformulado os conceitos de Hill por várias décadas, porém a obra original permanece insuperável. Portanto As Regras de Ouro é uma obra indispensável para quem quer ter sucesso na vida.
Wagner Braga